terça-feira, 31 de maio de 2011

O nosso Jornalzinho que expõe e não inpõe as idéias-28 de Maio de 2011, Nº 052- Ano III.

"Existem vários caminhos, várias direções. Cada um deve escolher o seu. Alguns caminhos se cruzam, outros não. O importante mesmo é caminhar." O nosso Jornalzinho Abrindo Caminhos, que quer mostrar o outro lada do caminho.

Interação, Participação e realização!

Olá, caros colaboradores do nosso Jornalzinho de Ação e reação, é com  muito prazer que chegamos até vocês com mais uma de nossas edições.  É sempre bom lembrar que esse jornalzinho é feito por voluntários, comprometidos com o crescimento social da coletividade, e nenhum de seus colaboradores tem interesse de promoção pessoal. Porque entendemos que: Se a sociedade não cobrar os seus direitos fundamentais, os politicos na sua grande maioria, não fazem e não atendem e todos  acabam se acomodando.

"Quem é contra a Educação Pública e de qualidade?"

Nunca se ouviu falar tanto de Educação pública e de qualidade, como nos  dias atuais. Os politicos prometem em suas falas, parte da imprensa, na tentativa de conseguir mais audiência, dão suas opiniões, algumas instituições não-governamentais reclamam da aplicação dos recursos, parte da sociedade (classe media/Alta) fingem estar felizes, já que “o problema da educação pública nãe é deles”. Com essa situação, alguns pais acabam figindo que acompanham seus filhos na escola, na tentativa de não perder a bolsa familía, o Poder Público finge que está investindo nas escolas públicas,   uma pequena parte dos professores fingem que dão aulas e o aluno finge aprender”. Dessa forma  todos  acabam se acomodando.  O que há de mais agravante nisso? É que a educação vem sofrendo maus bocados, e que não se sabe se providências estão sendo tomadas para resolver algo nas escolas públicas. Se alguma autoridade  municipal já demonstra preocupação com o fato. Você pode estar se perguntando: Não é constrangedor falar dessa forma da educação Publica?  – Eu diria que sim, porém quem deveria ficar ainda mais constrangido são os politicos, pois “da forma que está caminhando as escolas públicas, daqui a pouco, para se ver o fundo do poço, será necessário olhar para cima”. Nevildo Bessa-Um dos responsáveis pela edição do nosso Jornalzinho-Abrindo Caminhos.

Quem são eles? Quem eles pensam que são?

Falta pouco mais de um ano para as eleições municipais, aonde o povo irá as urnas escolher seus representantes (Prefeito e Vereadores), e já se começa os falatórios de ruas, que esse ano a Cidade Alta terá vários candidatos a Vereador. Um colaborador que não quer ser identificado nos pediu que fizéssemos alguns questionamentos, que deve ser os mesmos que passa na cabeça de muitos. Quem são eles (os candidatos)? Qual o serviço prestado desses candidatos a nossa comunidade? (...?) Qual o Partido que eles são filiados? Eles são candidatos indicados, ou são candidatos deles mesmos? Dentre vários questionamentos, um nos chamou atenção: Porque com tantos problemas nas áreas de Saúde, Educação e Segurança, nenhum apresenta solução, porém quando estão em cima dos palanques as promessas são exatamente nessas áreas? Esquisito! Não?

"Será que não dá em nada mesmo?"

Uma de nossas colaboradoras (Edna Bezerra) informou a nosso Jornalzinho, que foi com o seu pai (Odílio Gomes) para o hospital regional (Limoeiro) com suspeita de dengue, e ao chegar ao hospital, haviam várias pessoas, dentre elas; Crianças, Adolescentes e Idosos, no mesmo estado de seu pai, e já faziam varias horas que estavam esperando o atendimento. Ela então resolveu saber a demora do atendimento, foi quando descobriu que o médico de plantão estava no telefone (Celular) no maior papo com outra pessoa, ela se aproximou do médico, e falou que: “Enquanto o senhor está em seu quarto de repouso no celular, lá fora tem varias pessoas necessitando de atendimento, inclusive meu pai. E que a mesma ia procurar a direção do hospital para reclamar, pois se tratava de um desrespeito por parte do médico com as pessoas que estavam na emergência esperando o atendimento”. Sabem o que o médico respondeu segundo Dona Edna Bezerra? Pode ir! Pois sei que será só mais uma reclamação entre outras que não vai dar em nada mesmo! Será que a reclamação da usuária do serviço público não vai dar em nada mesmo? Esse relato é apenas um resumo da carta enviado para a redação do nosso Jornalzinho.

Responsabilidade Social tem reação!

A Associação Projeto Paz e União, sente-se no dever de informar a comunidade mais uma vez que a quadra do Instituto Federal (IFCE), foi liberada desde o ano de 2010, dois dia por semana para a prática de esporte(FUTSAL), mediante oficio e compromisso dessa instituição em responder por qualquer dano que venha ocorrer no espaço do período de utilização. A atividade está sob a responsabilidade do educador de esporte, Paulino Neto. Ao mesmo instante em que comunica, Associação questiona à cerca da utilização da comunidade aos bens e equipamentos públicos. A exemplo da quadra de esporte da escola Elvanisa, que atualmente encontra-se em condições precárias. Concordamos que todos devem ter acesso, porem com a mesma intensidade de compromisso e zelo, cabendo a todos órgãos públicos, ONGs e comunidade em geral preservar e manter o mínimo de         ordenamento e planejamento.
       oticia que circulou no                                                                                                                        informativo Abrindo Caminhos, sobre a necessidade de radio comunitária e o interesse das associações locais, nós da Associação Paz e União, informamos que mesmo não sendo nosso foco principal de trabalho a radiofonia, é um elemento que poderá ser aliado ao fazer cotidiano dessa instituição e das demais. O assunto poderá ser vinculado aos debates dessa casa, desde que tenhamos fatores concretos de ordem legal e social e que venham sinalizar para as possibilidades reais ou otimistas. Caso algum cidadão, queira trazer proposta de discussão, o corpo diretor dessa casa estará aberto para recebê-lo. 
SOCIOECONOMIA SOLITÁRIA
Nos dias 10 e 11 do mês de Junho, o Projeto Paz e União realizará em no nosso Bairro/Cidade a IX Feira de artesanato e economia solidária. A abertura da IX Feira será as 19:00hs do dia 10. Como já se trata de uma outra economia, na feira terá comercialização de artesanatos, praça de alimentação e apresentações culturais. As novidades dessa feira são: O Clube de troca, da moeda Social “UNIÃO” e o Show do humorista Luana do Crato, no dia 11 a partir das 21:00hs. Participe você também da SOCIOECONOMIA.