quinta-feira, 3 de dezembro de 2009


Lendo você fica sabendo
Caro leitor! O nosso “Jornalzinho” Abrindo Caminhos vem se destacando no ramo da conscientização do cidadão de seus direitos e deveres, tanto aos adultos quanto aos nossos jovens, que procuram no nosso “Jornalzinho” informações adequadas de assuntos reais e questões exclusivas da nossa querida “Cidade Altos”. O nosso “Jornalzinho” vem surtindo um grande efeito no desenvolvimento intelectual, pois o nosso objetivo é a construção coletiva de idéias. Um forte abraço e boa leitura. Nevildo Bessa.


O que está acontecendo?
Os trabalhadores do DER-Unidade de Limoeiro do Norte fizeram o belíssimo trabalho na limpeza da ciclovia em nossa “Cidade Alta”, cabe a nós moradores na preservação dessa limpeza. Mas quem suja essa ciclovia não são as caçambas carregadas de areia, lixo e resto de construção sem a coberta adequada que quando passam jogam o que está sendo carregado pra todo lado e que deveria ser fiscalizadas pelo próprio DER? “Quando essas caçambas passam que agente vai de bicicleta é horrível, cai sujeira nos olhos da gente” reclama uma moradora que não quer ser identificada.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Moradores querem uma solução.
O nosso “Jornalzinho” juntamente com os moradores do Bairro Antônio Holanda - Cidade Alta gostaria de uma solução em relação à redução de velocidade dos veículos que transitam na CE-265, ou Avenida Manuel Fidélis, que liga a BR-116 a Centro de Limoeiro do Norte. Um baixo assinado está sendo encaminhado as autoridades competentes para as tomadas de medidas legais cabíveis, já que nessa referida CE, houveram vários acidentes e na maioria com vitimas fatais. A população acha por bem que os redutores sejam colocados nas proximidades das escolas e de locais de grande acesso ao publico. Essa campanha é para o bem de todos! Participe! Lembre-se: “Lutam melhor os que têm belos sonhos”.
Lar, Doce lar?
Às vezes as relações de convivências estão mais próximas do vinagre que do açúcar e do afeto. Nenhuma família é um recôndito de paz às 24 horas do dia. De fato, nenhum ambiente onde convivam estreitamente dois ou mais seres humanos pode sê-lo, pelas diferentes formas de se encarar a vida. No entanto a família convém não haver “vencedores ou vencidos”, porque, segundo um velho provérbio, “a melhor vitória é aquela na qual ganham todos”. A “chave mágica” para consegui-la tem três pilares: Harmonia, equilíbrio e comunicação.

Centro de Referência de Assistência Social
O que é: O CRAS é uma unidade publica da política de assistência social, localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, e uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social. Será que não estaria na ‘hora’ dos nossos representantes encaminhar um requerimento ao Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à fome solicitando um CRAS para nossa querida “Cidade Alta”, já que os recursos para implantação e manutenção dos CRAS são provenientes do Governo Federal? O nosso “Jornalzinho” acha que o nosso Centro Social deveria ser mais aproveitado, inclusive nas instalações de um futuro CRAS.


Aconteceu na ‘Cidade Alta’ 1° CristoDance
Com o tema: Nesta balada quem reina é Jesus! Os jovens dançaram e se divertiram num ambiente agradável e descontraído, com o objetivo de evangelizar através da música católica, mostrando ao jovem como é possível se divertir com espírito cristão. O CristoDance é um evento que vem crescendo por todo Brasil. Chegou na ‘Cidade Alta’ como uma opção saudável para aqueles que gostam de se divertir e dançar ao som de boa música, junto aos amigos e...sem álcool. Os grupos organizadores mostraram como é bom ser um jovem de Deus, irradiado alegria e entusiasmo com esta frase: Doido, Maluco, Pirado...Por Jesus! Ir. Luciana Maria.
Enquanto houver esperança, a luta continua.
Moradores da ‘Cidade Alta’ reclamam das dificuldades no atendimento médico do posto de Saúde. O comentário que há nas ruas é que: muitos procuram atendimento com o Dr. Antônio Granja (Que consulta uma vez por mês gratuitamente) e os remédios que são passados pelo Dr. Antônio Granja, não são recebidos no posto. “Já que um só médico não dá pra atender a todos, pelo menos os remédios sejam dados. Quase todos têm no posto, porém eu acho que as funcionarias não estão autorizadas para entregar”. Uma moradora.
A boca no trombone?
Moradores da Rua Regina Ferreira da Araújo estão pedindo a presença do Poder Público. “A nossa rua está intransitável, com tanta lama, buraco e sujeira”.
Ao nosso “Jornalzinho” cabe comentar? Moradores das proximidades do Mercado Público solicitam ao Poder Publico a recolocação de luzes no mercado Público. “A noite é uma escuridão só, às vezes dá medo de passar por perto, pois tem gente no escuro que não dá pra conhecer, e vocês sabem com está a violência hoje”. Reclama um morador da Rua Antônia Maria de Araújo Silveira ao nosso “Jornalzinho Abrindo Caminhos”


Porque os políticos insistem em nos enganar?
Foi dado um prazo pela Justiça, para que o Poder Publico pudesse resolver as questões relacionadas ao Matadouro Publico. Cabe a nós moradores levantarmos alguns questionamentos. Foi feito alguma reforma? Vai ser feito alguma reforma? O matadouro não está no perímetro urbano? As águas usadas na matança dos animais estão indo para o Rio Jaguaribe? Qual a atitude da SEMACE, do Conselho Municipal de Meio Ambiente e da própria Autarquia de Meio Ambiente do Município? Vamos assistir mais uma promessa? Ou vamos exigir a construção de o Novo Matadouro Publico em local apropriado, e que venha garantir à oferta de um produto de qualidade quanto à higienização e procedência aos consumidores?
Estou deixando aqui a indicação para um ótimo livro para quem gosta de superação, vivencia e coragem. O Livreiro de Cabul retrata a real luta e vivencia da personagem e autora do livro a jornalista norueguesa Asne Seierstad, em meio a queda do regime Taliban, tendo que sobreviver por favores na casa de um livreiro e passar todas as dificuldades, entre guerras de tribos locais e as imposições de um chefe de família que, embora sendo letrado e denominar-se liberal, se impunha soberano sobre o destino dos membros da família. É isso ai, valeu Francinilton Nunes.


“Sozinhos somos fracos, juntos somos fortes na causa que abraçamos”
A APAE de Limoeiro do Norte atualmente atende a 57 alunos com deficiência intelectual, auditiva e múltipla, proveniente de várias localidades de nossa cidade, desenvolvendo a educação formal (Alfabetização, 1° e 2° ano e EJA), informática, esporte, artes, arte-circense, lazer e o desenvolvimento psico-social das famílias, favorecendo a inclusão escolar e social de seus alunos.
O que é o projeto Mãos amigas
O Projeto Mãos Amigas é um projeto em parceria com o SAAE, pelo qual você usuário de água em Limoeiro do Norte, pode de maneira muito simples COLABORAR com esta obra. Basta você preencher o Termo de Autorização que se encontra na página da APAE na internet (www.limoeirodonorte.apaebrasil.org.br) ou na própria APAE, indicando o valor da sua doação e entregá-lo na APAE ou diretamente no SAAE. Sua colaboração virá acrescentada na sua conta mensal de água e repassada mensalmente pelo SAAE para a conta da APAE de Limoeiro. Quando, por qualquer motivo, você quiser cancelar a doação basta por escrito comunicar a APAE ou diretamente ao SAAE. Quanto você pode doar? Qualquer valor a partir de R$ 1,00. Lembre-se o mínimo que você doar, somada aos outros que farão o mesmo, será de grande importância para a continuidade dos trabalhos desenvolvidos na APAE. Solicite hoje mesmo o seu termo de adesão visitando a APAE no período de 7 as 11 e 13 as 17 de segunda a sexta-feira ou pelo telefone (88)34232282 ou pelo site citado acima. Você morador da “Cidade Alta” sabia que atualmente 9 jovens freqüentam diariamente a APAE e outros, do mesmo bairro, ainda não tiveram este direito atendido por vários motivos, entre eles falta de transporte? Você conhece, em nosso bairro, alguém com deficiência intelectual excluído da sociedade, sem direito a estudar e ao lazer? Faça a sua parte. Conduza esta pessoa e seu responsável à APAE como um caminho para a inclusão social e escolar desta pessoa com deficiência intelectual. ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE LIMOEIRO DO NORTE-APAE. Rua Coronel Clóvis Alexandrino, 1045, (próximo a Clinica Dr. Gaspar).
Olha a dica do livro:
Durante uma viagem de fim de semana, a filha mais nova de Mack Allen Philips é raptada e evidências de que ela foi brutalmente assassinada são encontradas numa cabana abandonada. Após 4 anos vivendo numa tristeza profunda causada pela culpa e pela saudade da menina, Mack recebe um estranho bilhete, aparentemente escrito por DEUS, convidando-o a voltar a cabana onde aconteceu a tragédia. Apesar de desconfiado, ele vai ao local numa tarde de inverno e adentra passo a passo o cenário de seu mais terrível pesadelo. Mas o que ele encontra lá muda o seu destino para sempre. Em um mundo cruel e injusto, O livro A cabana levanta um questionamento: Se Deus é tão poderoso, porque não faz nada para amenizar o nosso sofrimento?
Titulo do Livro: A cabana, escritor William P. Young, Ind. Amorim.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009




Paz e Segurança!
Amigo leitor. Estamos de volta com mais uma edição do nosso “Jornalzinho” Abrindo Caminhos. Nessa edição queremos deixar claro que esse informativo é de todos nós moradores da “Cidade Alta”-Bairro Antônio Holanda e Bairro Bom Jesus do Cruzeiro. Qualquer pessoa desses bairros podem aqui nesse informativo: Solicitar, opinar, Exigir, criticar, elogiar e exercer o papel de cidadão, na busca de sensibilizar o Poder Público para as verdadeiras políticas publicas. Agradecemos a sua participação no envio de sugestões sobre temas que trabalhamos no Abrindo Caminhos. Boa Leitura.
E-mail: nevildobessa@yahoo.com.br

Pedido de uma criança aos seus pais.
Não tenham medo de serem firmes comigo. Prefiro assim. Isto faz com que eu sinta mais segura. Não deixem que eu adquira maus hábitos. Dependo de vocês para saber o que é certo, o que é errado. Não me apresentem um Deus carrancudo e vingativo. Isto me afastaria d’Ele. Não desconversem quando faço perguntas, senão serei levado a procurar as respostas na rua todas as vezes que não as tiver em casa. Não digam simplesmente que meus receios e medos são bobos. Ajudem-me a compreendê-los e vencê-los. Não tenham vergonha de dizer que me amam. Eu necessito desse carinho e amor para poder transmiti-lo à vocês e aos outros. Não desistam nunca de me ensinarem o bem, mesmo quando eu parecer não estar aprendendo. Insistam através do exemplo e, no futuro, vocês verão em mim, o fruto daquilo que plantaram. (Autor desconhecido)._________________________________________________________________________________________________________________________________


Reduzir a tarifa de energia é possível
Todos nós recebemos com indignação o último reajuste de energia do Ceará. É inconcebível que, diante de tantos problemas que estamos vivendo, a empresa responsável pela distribuição do insumo mais importante para a vida econômica do estado tenha sua tarifa reajustada em índices equivalente ao dobro da infração. O serviço de fornecimento de energia é de natureza pública e essencial, conforme prevê a Constituição Federal, sendo regulada, portanto, pelas regras do Direito Público que protege o interesse da sociedade. Os detentores do poder, representantes da nossa “Cidade Alta” são capazes de apurar os fatos e buscar a redução desta tarifa?
Quem são eles? Eles são muitos?
Um dos pré-requisitos básicos da democracia é a existência de um Poder Legislativo forte e realmente independente. Sem isso, a democracia é deficiente, capenga. Em nosso município há Vereadores que sejam subservientes e fiéis aos interesses do Poder Executivo? E que sejam capazes de serem mantidos pelo administrador: com um “empreguinho”, um beneficio aqui, outro ali? E assim, ficado cada vez mais distante do seu verdadeiro papel? Cabe ao vereador, expor os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes. Mas não é só isso. Cabe-lhe a função de fiscalizar as contas do Poder Executivo, os atos do Prefeito, denunciando o que estiver ilegal ou imoral à população e aos órgãos competentes. Portanto, o vereador é o fiscal do dinheiro público. E aqui fica mais uma pergunta: será que o vereador que presta apoio político incondicional ao Prefeito em troca de “benefícios” pessoais, exercerá livremente a função de fiscalizá-lo? Alias, a população precisa freqüentar as reuniões do Legislativo Municipal, para saber como estão se comportando os “representantes”do povo.

A pedido do leitor
Qual o Vereador mais atuante na Câmara Municipal de Limoeiro do Norte? Lembrando que: Um Vereador consciente contribui efetivamente para o desenvolvimento humano do seu município, ajudando o povo a pensar e se organizar.
( ) Sebastião Maia, ( ) Barão, ( ) Mixico, ( ) Gilvan Moura, ( ) Lúcia Baltazar, ( ) Nadir Chaves, ( ) Marduque Duarte, ( ) Heraldo Holanda, ( ) Hélio Hesbster ou ( ) Valdir do Suburbão.
É bom lembrar que todos os Vereadores da Câmara Municipal de Limoeiro do Norte, foram votados aqui na ‘Cidade Alta’.
Também é valido lembrar que pela estrutura social brasileira, ao vereador é sempre cobrada a função de assistente social. Isso vem de longe. São os costumes “coronelísticos” que persistem, como herança política da República Velha. A enquete, que se trata de um mero levantamento de opiniões, sem conteúdo científico.

Coleta Seletiva de Lixo:
Saiba o que é Bom para a economia e meio ambiente!
Nós já paramos pra pensar, quantas toneladas de lixo são jogadas no Lixão que estás localizado nas proximidades da divisa ‘Cidade Alta’-Maria Dias? Será que fazendo a nossa parte (separando o lixo em nossas casas) não estaríamos contribuído para a preservação do meio ambiente e ao mesmo tempo ajudando na renda família dos nossos catadores de resíduo solido?
Mais o que é coleta seletiva? Coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos descartados por catadores de lixo (resíduo solido). Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (resto de carne, frutas, verduras e outros alimentos). No sistema de coleta seletiva, os materiais recicláveis são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros, e colocados em pontos em que os catadores possam recolher. O nosso “Jornalzinho” Abrindo Caminhos compreende que a coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para muitas pessoas, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos, açude e rios. Este tipo de coleta é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta, e conseqüentemente para a nossa “Cidade Alta” Bairros Antônio Holanda e Bom Jesus do Cruzeiro
O que você tem a ver com a corrupção?
O nosso “Jornalzinho” Abrindo Caminhos tem como objetivo conscientizar os moradores da nossa querida “Cidade Alta” (Bairros: Bom Jesus do Cruzeiro e Antônio Holanda), de que a corrupção não é um problema apenas da classe política ou da administração pública, mas que está presente também no cotidiano de muitas pessoas, em pequenos atos , como furar um fila ou lucrar com um troco errado. O nosso “Jornalzinho” vem incorporando ações de combate a corrupção, e ao mesmo tempo chamar os cidadãos de bem para ficarmos de Olho Vivo em nossas ações e nas ações de nossos políticos. Quando fofocamos e mexericamos, não podemos deixar de lado o que os políticos estão fazendo com o nosso dinheiro publico, que por uma mal ação podemos ficar sem uma boa educação, saúde e outras políticas publicas.



Bobo: Estão pedindo a presença daquele "João do Buraco" nos transportes escolar!

"Poderoso"? Esse "João do Buraco" vai acabar sendo candidato a Deputado! O povo só fala em buraco`! É buraco aqui, ali e acolá.....

Será que se fizermos uma pergunta a você, aonde fica a Avenida Manuel Fidelis Maia em nossa “Cidade Alta”, você saberia responder? E qual Vereador, voltou contra o projeto de Lei que dá o “poder” da própria comunidade escolher os diretores das nossas escolas, você é capaz de responder? As pessoas ouvem 50% do que dizemos, lembram de cerca de 10% do que ouvem, ou seja, ouvem e lembram 5%. É necessário participar das questões de interesse coletivo, pois só assim poderemos pensar em um mundo melhor para todos!

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Acreditem juntos faremos uma ‘Cidade Alta’ bonita!

Você acredita que é possível ter uma Rua limpa sem papel, sem saco de plástico voando, sem mato, sem entulho, com um visual agradável aos olhos de quem por ela passa? Enquanto isso não acontece, podemos fazer a nossa parte! Como vamos fazer? É fácil?
*1- Conserve limpa a frente e as laterais de sua casa, limpando-as você mesmo;
*2- Coloque esse lixo dentro de um saco e feche-o bem;
*3- Coloque esse saco dentro de seu muro, num cantinho de seu quintal, mas, nunca na rua, para evitar que os animais rasguem o saco e espalhem o lixo;
*4- Quando for o dia da “coleta pública de lixo” na sua rua, você coloca esse lixo, juntamente com o que você produziu durante a semana, para ser levado pelo “ Carro de Lixo”. Viu como é fácil? E o resultado? É excelente?
Você deverá estar se perguntando: Por que o nosso “Jornalzinho” Abrindo Caminhos está fazendo essa campanha? Lembre-se: Boas ações podem mudar o mundo! E queremos contar com você para livrar a nossa “Cidade Alta” de tanta sujeira! Será isso possível? Com certeza! Com o seu apoio, com o apoio da sociedade, seremos quem sabe exemplo para outros bairros de nosso município. Acredite, juntos faremos diferente.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Iniciativa popular!
Olá, caro leitor! Estamos mais uma vez com muitas novidades para você. Quer é sem sombra de duvida a pessoa mais importante no contexto da informação de nosso “Jornalzinho” Abrindo Caminhos! Quero também agradecer as pessoas que se esforçam para a multiplicação do nosso “Jornalzinho”, que é sem fins lucrativos, porém tem o objetivo de debater com os moradores de nossa “Cidade Alta”, as verdadeiras políticas públicas, para o bem coletivo, e ao mesmo tempo chamar os cidadãos de bem para uma nova consciência política, em não permitir que os “problemas” sejam discutidos em quatro paredes, e as soluções que o poder público acham correto sejam empurradas de goela adentro, sem a participação consciente de nossos moradores. É bom lembrar: Que precisamos ter muito cuidado nas informações que são verdadeiras e as que são falsas, pois uma mentira repetida varias vezes pode ter o tom de verdade! Continue colaborando com sugestões para desenvolvermos o melhor trabalho para a sociedade! Um forte abraço e boa leitura. Nevildo Bessa, resp. AC
Motivos para que os moradores de nosso bairro se preocupem com as drogas!
Meu pai: “É tempo de verdade, coisa que você não soube... Vou ser breve... O tóxico me matou! Conheci o meu assassino aos 15 anos, quando meu corpo nem estava ainda formado fisiologicamente. É horrível, pai! Como iniciei? Foi um cidadão, elegantemente vestido... falava bem, boa pinta. Apresentou-me ao assassino, o tóxico! Tentei, tentei mesmo recusar, mas ele mexeu com meus brios. Disse-me que eu não era homem! Ingressei no mundo das drogas... De inicio, tonturas, devaneios: depois, escuridão. O vicio estava presente em minhas ações... Depois, a falta de ar, o medo, as alucinações, picadas, novas euforias. As vezes, parecia mais gente do que os outros e meu amigo inseparável, sorria. Pai, no inicio, a gente achava tudo engraçado e ridículo... Até Deus me parecia ridículo. Hoje, no hospital, reconheço que Deus é o ser mais importante do mundo... Sem a ajuda de Deus, pai, não lhe estava escrevendo. Pai, a vida do toxicômano é terrível... Por dentro, sinto-me dilacerado: os jovens devem saber e não entrar nessa. Não posso dar três passos. Fico cansado. Os médicos afirmam que ficarei curado, mas no corredor, vejo que balançam a cabeça... Pai, ao senhor, meu último pedido: mostre esta carta a todos, por favor, faça isso... antes que seja tarde demais! Perdão pai, por fazê-lo sofrer!” Ao termina a carta, o jovem de 19, teve poucas horas de vida! AC- Precisamos nos preocupar com a forma em que as drogas estar chegando a nossas famílias!Somos todos responsáveis.


“Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte”. Provérbios 16,25.
Você já questionou quais são as políticas publicas que estão sendo desenvolvidas em nosso ‘Bairro-Cidade’ para inibir o avanço das drogas? Você já parou pra pensar que o uso de drogas é uma atividade criminosa, portanto passivo de prisão. E os resultados de uma prisão nós sabemos que são graves e atingem tanto o preso como a família! O nosso “jornalzinho” Abrindo Caminhos sempre irá se comportar como um organismo vivo, que nunca fica parado, estático, e jamais é entregue ao público como uma peça pronta formatada!
Nevildo Bessa.

João Pantaleão de Moura, nasceu em 27/07/1901 no Bairro Bom Jesus do Cruzeiro,(Cidade Alta), casou-se com Maria DoCarmo Moura, do casal teve 12 filhos, faleceu em dezembro de 1992, hoje homenageado em memória com o seu nome em uma de nossas ruas! Homem Simples que viveu toda sua vida em função da família, avô do Vereador Gilvan Moura, é a primeira rua a ser beneficiada pela “nova” etapa de pavimentação. O nosso “Jornalzinho” Abrindo Caminhos, constatou a felicidade dos moradores! “Nossa rua estava intransitável, com tanta lama e sujeira, mais vai fica muito boa”, afirma uma moradora. AC- Será que essa rua foi concluída o saneamento básico? Ou depois será escavada para a conclusão do saneamento com o calçamento novo? Quem poderia responder a esse questionamento? Você visitou as ruas do nosso bairro que tem calçamento e foram escavada para o saneamento, e ficaram de péssima qualidade! Por esse motivo precisamos fazer esses e outros questionamentos, pois o dinheiro é publico (nosso)!



Cruzamento da Rua Rosa Tereza de Jesus com a Rua Raimundo Tomas de Aquino. Os moradores pedem uma solução por parte do poder público em relação aos esgotos a céu aberto, que vem causando transtornos aos mesmos. AC- nesse cruzamento há saneamento básico, que é de competência do sistema do SAAE. E porque continua sendo jogado nas ruas?



O que diz o código de Posturas do Município?
É proibida a instalação de faixas, bandeiras e estandartes nas praças, bem como em árvores... Art.195 plano de Desenvolvimento Urbano. AC- Porque o poder público é tão inoperante no cumprimento da Lei em nosso Bairro-Cidade. Quem passa na Avenida Manuel Fidelis Maia, pode perceber algumas faixas penduradas em árvores, contrariando assim a Lei. Porque ninguém fiscaliza? É normal pagarmos caro para os nossos representantes “fiscalizarem” as leis, e eles não fazerem?
Quem fiscaliza as construções!
Não podemos banalizar no olhar, quero dizer: Olharmos para o que está errado e não fazermos nada, no mínimo não podemos perder a capacidade de indignação. Se olharmos em nossa volta, já são varias construções de muros em cima das calçadas. AC- As construções que estão ocupando o passeio público são corretas? Será que não é necessário discutirmos isso agora enquanto podemos? Ou vamos deixar mais pra frente? Vamos mais uma vez deixar que os nosso representantes decidam se está na hora ou não de discutir a sensibilidade? Você sabe o que diz o Plano Diretor acerca de muros em passeios públicos?


Droga e Vida!
Droga não combina com a vida! São antônimas. Usar drogas contraria o projeto de vida que Deus tem para cada uma de suas criaturas. Em vista disso, nunca é demais o cuidado. As drogas estão desmoronando os sonhos e, conseqüentemente, acabando não só com a juventude, mas também com a adolescência e a infância. Quem sofre com tudo isso é a família, cujo lar foi destruído pelo vício de um dos seus membros. Se é moderno, se está na moda se drogar, fique fora da moda e entre na turma dos “fora da moda” para, juntos, recuperar os que caíram nesta moda nociva e prejudicial para a vida do jovem e da sociedade. Vocês jovens estão vivendo num tempo em que o negocio é desafiar os próprios limites, onde a maioria envereda nesse caminho por curiosidade, para diminuir a ansiedade, ou, até mesmo, para esquecer seus problemas. Daí a necessidade de se evitar o primeiro passo que começa da forma mais simples e por vezes até estimulada diretamente. Cabe a todos nós olharmos esse fator agravante com outros olhos, em particular a família que deverá combinar compreensão e afeto com segurança e cobrança: em certos momentos deverão conversar, abraçar..., e em outros momentos deverão ser mais severos e dizer, com muita franqueza: “você precisa nos ouvir”. Estejam sempre informados sobre os grandes problemas que as drogas acarretam para os seus usuários e, a cada momento, renovem a opção e a determinação de evitá-la, custe o que custar. Jovem seja diferente! Usar drogas é morrer a prestação. Façam a opção pela vida e pela felicidade duradoura. Irmãs da Purificação. Irmã Luciana


A Caminho da Cultura

Eu indico o livro: O Vendedor de Sonhos. Resenha: Um homem desconhecido tenta salva da morte um suicida. Ninguém sabe sua origem, seu nome sua história. Proclama aos quadro ventos que as sociedades modernas se converteram num hospício global. Com uma eloqüência cativante, começa a chamar seguidores para vender sonhos. Ao mesmo tempo em que arrebata as pessoas e as liberta do cárcere da rotina, arruma muitos inimigos. Será ele um sábio ou louco? De Augusto Cury. É um romance que nos fará rir, chorar e pensar muito. Juciene Leitão.

Eu indico o filme: Diário de uma paixão. Todo dia um homem visita uma senhora com sérios problemas de saúde que prejudicaram irreversivelmente sua memória. Em cada uma destas visitas, ele lê para ela um capítulo de uma linda história de amor, que começa assim: "Noah era um jovem operário numa pequena cidade. Allie era uma garota rica e culta da capital. Eles se conheceram num parque de diversões e, apaixonados, viveram o mais intenso verão de suas vidas. Porém, por imposição da família de Allie, o jovem casal teve que se separar. Veio a 2ª Guerra Mundial e Allie conheceu um soldado de família tradicional que a pediu em casamento. Sete anos mais tarde, às vésperas de seu casamento, Allie reencontra Noah e tudo vem à tona outra vez, colocando a jovem em um terrível dilema, com o coração dividido entre seu primeiro amor e o belo rapaz que pode lhe oferecer a vida tranqüila que sua família sempre sonhou."Enquanto o homem que a visita lhe conta este envolvente romance, a senhora doente parece redescobrir o prazer de emoções há muito adormecidas, relembrando passagens de sua própria juventude. Raquel.

Oi gente amiga, indicamos a vocês um ótimo filme: “Sete vidas” com Will Smitch. No filme, Smitch interpreta Ben Thomas, a agente do imposto de renda, trazendo um trágico segredo. Este filme tem um poder de redenção , e nos mostra a importância da doação de órgãos. Um abraço: Valdelice Chaves e Wagner.


Paróquia Divino Espírito Santo.

Ai de mim se eu não Evangelizar!
Paróquia em missão permanente. Acontecerá a Semana Missionária em nossa Paróquia. Dias: 26 a 31 de Outubro de 2009. Participe conosco! Org: Salete, Seu Domingos e Valdelice.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

“A sabedoria é melhor do que dinheiro. A vantagem da sabedoria é que ela conserva a vida da gente.” Eclesiates 7.12.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Parece ter algo de errado?
O Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA aprovado pela Lei 8.069/1990, de 13 de julho de 1990, contem 267 artigos, contemplando todos os requisitos que, em tese, levaria a Criança ao amparo total. Parece perfeito, no entanto, há 19 anos em vigor, não produziu os resultados desejados. AC- Pergunta! Se a Lei é boa, porque não foi colocada em prática? Porque os resultados não são bons? Porque em nosso Bairro, as políticas públicas voltadas para a Criança e o Adolescente, não são efetivadas? Será que tem algo de errado? Se estiver além das possibilidades do nosso município, adaptá-la à nossa realidade será a solução? O que se percebe é que o crescimento da violência contra a Criança, de forma assustadora, com uma tendência a tornar-se cada vez maior. Vamos agir? Criança é um bem maior, um ser indefeso, que necessita de seu amparo! Vamos participar na defesa dos direitos de nossas Crianças! A luta é de todos. Participe! A Lei Federal 8.069, de 13 de julho de 1990 em seu artigo 2º, deixa claro: Considera-se Criança, para os efeitos da lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e Adolescentes aquele entre doze e dezoito anos de idade
Casamento Constrói o objetivo?
Para o casal: Luiz Ferreira de Araújo (Seu Luiz de Regina, como é conhecido) aos 85 anos e Dona Maria Escolástica de Araujo, aos 80, e 60 anos de casados, com 13 filhos, 26 netos e 6 bisneto, o casamento não é uma instituição atrasada, superada, falida. É sim uma necessidade individual e social do desenvolvimento do ser humano, afinal o casamento para Seu Luiz e Dona Maria tem muito sentido. AC- Como se vê nesse casal, o casamento também pode ser uma boa. Como tudo na vida, depende de como se encara, do que se busca e de que armas, instrumentos ou trunfos a gente possui para construir o nosso objetivo, que é a felicidade. Parabéns ao casal, que juntamente com outras pessoas, com muito amor, humildade e dedicação fundaram o nosso Bairro-Cidade, hoje o maior Bairro de Limoeiro do Norte.


É nosso direito e dever!Para o bem de todo!
O Deputado Estadual Manuel de Castro, o cidadão Nevildo Bessa e o Deputado Estadual Cirilo Pimenta, Presidente da comissão de meio ambiente da Assembléia Legislativa, visitaram o local da construção da Lagoa de Estabilização em nosso Bairro. “Em minha opinião o local deveria permanecer como um local de preservação ambiental, com bastantes árvores nativas e a lagoa natural preservada, para o bem das futuras gerações”, Dep. Cirilo Pimenta. O Dep. Manuel de Castro parabenizou o nosso “Jornalzinho” Abrindo Caminhos, e ressaltou a importância da Cidadania. AC-A Cidadania é um conjunto dos direitos políticos de que goza um individuo e que lhe permitem intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação das políticas publicas.


Qual o valor de um requerimento?
Na seção ordinária da câmara de Vereadores, no dia 01 de outubro do corrente ano, o Vereadores Barão (Presidente do referido poder) no uso da tribuna solicitou da Secretaria de Obras de Limoeiro, um mutirão de limpeza publica na “Cidade Alta”. E lamentou das péssimas condições dos abrigos! “Já fez requerimento a Secretaria de Obras, solicitando urgência na recuperação dos abrigos, até mesmo antes de cair, como foi o caso do abrigo próximo a caixa d’água”. O vereador Sebastião pediu aparte e relatou: “Essa casa já fez sua parte em votar na doação de um terreno a empresa RECIVALE, agora falta o empresário fazer a sua parte”.

Sua presença é indispensável!
O Conselho Escolar da Escola Professora Maria Elvanisa Moura Freitas Silva, realizou sua primeira reunião do dia 22 de Setembro, para tratar de importantes providências a ser tomadas, em relação aos recursos que já chegaram. Os recursos são poucos, porém é necessário a comunidade escolar participar. AC-Pergunta! Você, que é pai de uma criança da rede pública, participa efetivamente da comunidade escolar? Ou deixa que os outros tomem as decisões para depois reclamar que a escola não está boa?

Vila da paz!
Moradores da Travessa Luiz Fortunato de Sousa (Conhecida por Vila da Paz) pedem ao poder público, uma fiscalização na cerâmica que está poluindo o meio ambiente! “Nós, muitas vezes não conseguimos ficar dentro de casa, pois a fumaça que sai da chaminé vem toda pra Vila”, reclama uma das moradoras ao nosso “jornalzinho” Abrindo Caminhos. AC- Qual a verdadeira função da recém criada Autarquia de Meio Ambiente do município de Limoeiro do Norte? Você sabe?

Moradores do Cruzamento das Ruas Raimundo Nonato da Silva, com a Pedro Batista de Oliveira e a Antônio Herminio da Silva, também reclamam de fumaça vindo do lixão. AC- Quais as melhorias foram trazidas pela criação da Autarquia de Meio Ambiente, pra nossa “Cidade Alta?” Você sabe? Ou não quer nem saber?

Duodécimo da Câmara Municipal do Mês Agosto/2009.
Você sabia que a Secretaria de Desenvolvimento da Gestão e Fazenda da Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte, repassou a importância de 167.999.83, a câmara Municipal, referente ao pagamento do repasse do Duodécimo da câmara municipal dos Vereadores? Você não sabia? Eu também Não!

terça-feira, 29 de setembro de 2009







Audiência Pública Debate...
Na última Sexta-Feira (25) a Câmara Municipal de Vereadores realizou uma importante Audiência Pública pra tratar de um assunto bastante polêmico levantado pelo nosso “Jornalzinho” Abrindo Caminhos na edição-007 do mês de Maio. Com um grande número de pessoas presentes à sessão, Vereadores e Autoridades da área ambiental debateram questões inerentes a construção da lagoa de Estabilização em nosso Bairro. Para o Presidente da Comissão de Meio Ambiente (Heraldo Holanda), e o Conselho de Meio Ambiente, a Lagoa de Estabilização não pode ser construída em um local de área de risco.

AC-Abrindo Caminhos.
AC- O nosso “Jornalzinho” fez a denúncia acerca deste problema, e agora nessa edição vamos levantar outro questionamento: Quem está fiscalizando 17.183.273,53 destinado para a construção do sistema de esgotamento sanitário de nosso município?Forte: Placa em frente ao posto de saúde de nosso Bairro!É bom ver.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009



O nosso “jornalzinho” acredita que será necessário promover uma redistribuição radical de poder, oportunidade e ativos para romper o ciclo da pobreza e da desigualdade e permitir que pessoas em situação de pobreza assumam o comando de seus próprios destinos. Cidadãos ativos e estados efetivos são as forças que estão impulsionando essa transformação. Por que cidadãos ativos? Porque pessoas em situação de pobreza devem ter o direito de participar de decisões que definam seu destino, de lutar por direitos e justiça na sua sociedade e de cobrar responsabilidade do estado e do setor privado. Por que estados efetivos? Porque a historia revela que nenhum país prosperou sem uma estrutura estatal efetivamente capaz de administrar ativamente o processo de desenvolvimento. Está publicação defende a noção de que lideres, organizações e indivíduos devem agir juntos enquanto há tempo.

Fotos: Nevildo Bessa, na Cidade alta-Buraco da Jia.

O drama de quem não tem onde morar.
Os problemas da habitação em nosso Bairro mostram uma dramática realidade. Não é à tua que o chamado “sonho da casa própria” seja o objetivo de vida de muitos. Num momento em que o mercado imobiliário vive um “bom”, grande parte dos trabalhadores não tem garantido o básico direito de morar com dignidade. Será que os moradores de nosso Bairro merecem explicações sobre um pagamento feito pela Secretaria Municipal de Infra-Estrutura e Desenvolvimento Urbano de 54.585,93, para serviços especializados de engenharia para execução dos serviços de supervisão de construção de 448 unidades habitacionais e requalificação urbana do bairro Antônio Holanda? Empenho:02010063 Subempenho:02070004.

Mudar é difícil, mas é possível!
No ultimo dia 16 de setembro, na página CIDADE, do Diário do Nordeste: Estudantes do Ensino Médio não sabem ler! A educação no Ceará é preocupante. De acordo com dados do Sistema Permanente de Avaliação (Spaese) 2008, 80% dos estudantes do Ensino Médio que se submeteram à avaliação tiveram rendimentos críticos ou muito crítico. Na avaliação de matemática 85% dos estudantes não têm domínio sobre as quatros operações, em relação à Língua Portuguesa, 80% dos alunos das escolas públicas do Estado só lêem frases curtas na ordem direta e não sabem desenvolver textos simples(DN). De quem será a culpa? Da família que não acompanha os filhos na escola? Do Poder Público: Com as nucleações das escolas, transportes super lotados, a falta de merenda escolar com freqüência, Professores desmotivados ou sem compromisso? È bom lembrar: A educação faz com que as pessoas sejam fáceis de guiar, mas difíceis de arrastar; fáceis de governar, mas impossíveis de escravizar (AC).
Voto não tem preço, tem conseqüência
A Campanha Ficha Limpa foi lançada em abril de 2008 com o objetivo de melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do país. Para isso, foi elaborado um Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos que pretende tornar mais rígidos os critérios de inelegibilidade, ou seja, de quem não pode se candidatar. O Projeto de Lei de iniciativa popular precisa ser votado e aprovado no Congresso Nacional para se tornar lei e passar a valer em todas as eleições brasileira. Para isso, é preciso que 1% do eleitorado brasileiro assine esse Projeto, o equivalente a um milhão e trezentas assinaturas. O Informativo Abrindo Caminhos apóia essa campanha Ficha Limpa e chama você cidadão de bem da nossa Cidade Alta - Bairro Bom Jesus do Cruzeiro e Antônio Holanda para participar! Visete o site: www.mcce.org.br

O nosso “Jornalzinho” tem todas as ferramentas necessárias para ser um dos principais espaços onde a população possa ser informada; discutir e avaliar o passo seguinte de nossa historia! A nossa “Cidade Alta” deve ser livremente informada, e essa é uma das razões primeiras da existência do nosso Abrindo Caminhos.
Espaço Patriótico?
Como fã N°1 do nosso “Jornalzinho” Abrindo Caminhos; Venho mais uma vez pedir espaço para falar sobre a matéria publicada na última edição, sobre o tema: Um dia para valorizar o nosso Bairro. O sete de setembro foi comemorado pelo desfile de uma só escola. Parabéns pela criatividade!...Achei lindo!... Mas eu e todos ao meu redor que estávamos assistindo a passagem do desfile; nos perguntamos: E os outros colégios?... Nos temos colégios, Creches, Agentes de saúde, Agentes de endemias, comerciantes no geral, catequese, Grupo de teatro, Times e porque não os catadores de resíduos sólidos e vários ouros segmentos que podem formar vários pelotões em um próximo desfile. Porque a nossa “Cidade Alta” não tem o direito de organizar o nosso desfile? Meu abraço a todos os leitores. Terezinha Martins
21 de Setembro dia da Árvore.
Em homenagem ao nosso Jornalzinho, dedico à estrofe da música: Árvore.
Cavemos a terra,
Plantamos nossa árvore
Que amiga bondosa ela aqui nós será.
Um dia ao voltarmos
Em busca de flores:
Ou flores ou frutos
Ou sombra darás. Terezinha Martins
A Sublimidade da historia de vocês!
Aldenir e Bibia
Existem muitos exemplos que a vida nos dá de tudo que aprendemos mais vocês são exemplo do amor, compreensão e fidelidade, afinal de contas são cinqüenta anos, cinco décadas de dedicação, carinho e muita luta que fizeram de vocês duas pessoas que descobriram um no outro o que há de mais belo, a união, a entrega, a vivência de um para com o outro. Se gasta apenas alguns minutos para um casamento, mas espera-se meio século para realizar um casamento de ouro... Há 50 anos vocês se uniram pelos laços matrimonias e durante todo este longo tempo compartilham juntos alegrias, tristezas, tanta coisa... Amor e viver com seu cônjuge exige determinação e prática diárias... Exige a entrega de si mesmo ao bem-estar do outro... Bem, agora vocês estão prontinhos para começar outros cinqüentas anos... E queremos estar aqui pra poder de novo desejar a vocês a maior felicidade do mundo! Parabéns, a sublimidade da historia de vocês realmente merece uma homenagem especial neste dia e que as bodas de ouro seja uma pequena parte da maior homenagem que a vida dará a vocês, a felicidade porque merecem. Uma simples homenagem dos seus filhos; Zildete, Decir e Nirinha, dos seus netos, genros, nora, amigos e do nosso “Jornalzinho” Abrindo Caminhos.
Cuide do seu melhor amigo!
O setor de Endemias/Zoonoses da Secretaria de Saúde realiza hoje, sábado (26) a campanha de vacinação contra a raiva. Cães e Gatos que já foram vacinados em outras campanhas devem comparecer de novo aos postos de vacinação em nossa “Cidade Alta”: Triângulo, Posto de Saúde, Centro Social e Pé de Fígado (Próximo as carrocerias). A Raiva é uma doença transmitida ao homem por mordida, arranhões e lambeduras de cães e gatos infectados. A vacina é gratuita, mas não é fornecida dozes para serem levadas para casa, ou seja, o proprietário deverá levar obrigatoriamente seu animal até um dos postos de vacinação. Atenção: Orientamos que os animais sejam levados por adultos. Abrindo Caminhos.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

O Analfabeto Político

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce à prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio....(Bertolt Brecht) ...Dos exploradores do povo. Nada é impossível de mudar, desconfiai do mais banal, na aparência simples. E examinai, sobretudo, o que parece habitual. Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é Costume como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural nada deve parecer impossível de mudar... (Nevildo Bessa).

A conta d’água é a gota d’água
Quando pegamos a nossa conta d’água, depois de nos assustarmos com o preço que teremos de pagar, no verso do papel tem uma frase: Não deixe sua torneira vazar. O hidrômetro registra e você paga. Um exemplo; Uma torneira apenas gotejando-46 litros por dia. Você já parou pra pensar o quando o nosso dinheiro está sendo consumido pelos nossos governantes? Será que a “torneira está apenas gotejando, ou está aberta 9mm, deixando derramar 25.500 litros por dia? Veja melhor quem são os ‘políticos’, pois pagamos o preço alto para eles nos ‘representarem’!
Gravidez na Adolescência

Preocupação para os jovens? Para os pais? Para o Poder Público? A gravidez na adolescência é um problema que está longe de ser controlado pelas políticas públicas. O quadro assusta porque, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), enquanto a taxa de fecundidade da população brasileira diminui o número de adolescentes com filhos aumenta. A gravidez precoce é uma das ocorrências mais preocupantes relacionadas à sexualidade, com sérias conseqüências para a vida dos adolescentes envolvidos, de seus filhos que nascerão e de suas famílias. No Brasil a cada ano, cerca de 20% das crianças que nascem são filhos de adolescentes. A grande maioria dessas adolescentes não tem condições financeiras nem emocionais para assumir a maternidade e, por causa da repressão familiar, muitas delas fogem (sai) de casa e quase todas abandonam os estudos. É muito importante que haja políticas públicas, para que os adolescentes possam ter acesso à informação e esclarecimentos sobre como prevenir.