Abrindo Caminhos, é um informativo dos Bairros Antônio Holanda de Oliveira e Bom Jesus do Cruzeiro-Cidade Alta.
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Decreva do jeito que bem entender, porém não se esqueça de acrescentar: Catadores de materiais recicláveis, tem historia para contar. Venham conferir essas histórias de vida no lançamento do documentário ODORES, produzido pelo grupo Foco Jovem da Associação Projeto Paz e União. Sede da Associação: RuaMaria José Chaves de Almeida, 2580. Bairro: Antônio Holanda de Oliveira(Cidade Alta). Nacélio Alves.
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
O idela de uma sociedade mais justa, passa por pessoas comprometidas em defender e oferecer sustentação ao quadro de relações humanas, no qual a Criança e o Adolescente desensolvam a capacidade de aprender, sonhar e crescer. Nevildo Bessa.
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Francisco Holanda Bessa, filho de agricultores começou a trabalhar muito cedo na roça e quando chegava em casa pegava as “linhas de pescar” e saía para os açudes. Certo dia um colega de infância lhe falou sem nenhum tipo de preconceito: Você trabalha de mais, está até com a pele “nega”, o menino não falou nada e continuou o seu trabalho. Porém como os garotos gostavam de apelido e como o nome de seu pai era Idelbrando, todos passaram a chamá-lo “Nego de Idelbrando”. O menino de ontem e o homem de hoje, não se importando com o tal apelido, grande parte de seus familiares e amigos ate hoje lhe chamam pelo apelido. Como é fácil apelido pegar!
Queria indicar o livro A Cidade do Sol é um livro que de Khaled Hosseini, o mesmo autor de o Caçador de Pipas, ele conta a história de Mariam e Laila duas mulheres afegãs que se encontram, absolutamente sós, depois de certos acontecimentos em sua vida, e a partir desse momento, embora a História continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do 'todo humano', somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios, é uma história magnífica, que retrata uma realidade de guerras, ódio, religião e uma discriminação feminina difícil de acreditar, mas que sabemos ser verdadeira. (Edson Lima)
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
Mensagem:Caros colegas professores, a comissão de professores e o sindicato estão agindo com relação ao ESTADO DE GREVE dos professores municipais de Limoeiro do Norte. As nossas principais reivindicações são:
1. Colocar o PCCR em prática para enxugar a folha de pagamento retirando funcionários irregulares e sem necessidade, além de gratificações altíssimas e contrárias a lei do FUNDEB. Vamos acabar com os apadrinhamentos políticos e valorizar mais quem trabalha diretamente nas escolas, supervisoras e coordenadoras lotadas na SEMEB que não atua diretamente nas escolas devem sair da folha dos 60% e perder a gratificação. Atividade burocrática que um agente administrativo pode fazer não precisa colocar um professor, esse deve voltar para sala de aula foi para isso que fez o concurso.
2. Eleições diretas para diretores das escolas municipais como forma democrática.
3. Fiscalização mais rígida dos recursos para merenda escolar, o conselho da merenda escolar é uma vergonha, não atua corretamente e são coniventes com a atual situação, os alunos não agüenta mais comer cuscuz com ovo, arroz com soja, macarrão com soja é o que predomina, uma vez ou outra aparece um frango ou carneiro.
4. Reforma nas escolas com os recursos dos 40% para proporcionar mais conforto aos alunos um espaço adequado para pesquisa, leitura, um espaço para socialização, sala de multimídias com filmes educativos, colocar os laboratório de informática para funcionar, tem escola no município que recebeu 10 computadores há mais de 2 anos e até agora os alunos só vêem de longe e reforço escolar utilizando os professores que estão na escola, agora têm 1/3 da carga horária fora de sala e podemos ajudar muitos alunos que apresentam deficiências de aprendizado em diversas disciplina, só precisamos de espaço adequado e incentivo, envolvendo todos que fazem parte do ensino-aprendizagem.
É claro que existem outros benefícios tanto para professores como para alunos com essas leis colocadas em práticas, e os marajás da educação? Como ficam? Vamos caçá-los. Vem aí o 7 de setembro e é uma boa oportunidade para transformamos a Av. Dom Aureliano numa grande praça para expor as nossas indignações, desmascarar essa administração, que só promete e nada faz.
Vamos levar faixas, cartazes e os alunos pratos e colheres reivindicando merenda escolar de qualidade. Estamos preparando uma grande surpresa para o dia 7 de setembro, o prefeito não perde por esperar, vamos ser criativos, fortes e corajosos, não podemos perder essa oportunidade de mostra a população como essa administração está tratando a educação das nossas crianças e jovens. A roupa preta deve predominar simbolizando luto na educação.
Data: 30/08/2010 às 02:21:06
Senhores Limoeirenses,
Período de consciência política para a convocação geral da categoria do(a)s professore(a)s, sobre a PARALISAÇÃO DO MAGISTÉRIO público municipal de Limoeiro no dia 20 de setembro de 2010, para exigir da Administração:
• O PLANO DE CARREIRA E REMUNERAÇÃO DO MAGISTÉRIO entrar em vigor na integra a partir de setembro de 2010.
• A aprovação da Lei, que rege a ELEIÇÃO PARA DIRETORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS, dando inicio ao processo em outubro/2010.
• MELHORIA DA MERENDA ESCOLAR, POIS DE ACORDO O PNAE, PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR, o aluno deve receber 30% dos nutrientes necessários ao seu desenvolvimento de físico e mental. Há uma nutricionista contratada exclusivamente.
• EQUIPAR AS ESCOLAS PARA QUE OS NOSSOS ALUNOS TENHAM ACESSO AO AMBIENTE EXTRACLASSE PARA REFORÇO ESCOLAR E PESQUISA, COM OS RECURSOS DOS 40%. É necessário o conserto e programação dos computadores que já estão na escola sejam instalados. Há dezenas de servidores temporários para dar assistência técnica.
• Esclarecer as lotações de professoras com a função gratificada de R$ 700,00, maior que a das supervisoras, que é de R$ 500,00, entre as quais uma professora está como subsecretaria da secretária de educação, e outras três estão na folha de pagamento dos professores e outra na folha da educação infantil referente aos 60% do FUNDEB.
• O horário de funcionamento da Secretaria da Educação Básica passar a ser integral das 07 horas às 17 horas igualmente ao horário das escolas publicas municipais.
• A jornada de trabalho das supervisoras deverá ter a equidade com o horário das escolas com suporte pedagógico junto às unidades escolares de acordo com os artigos: 4º e 31º da Lei 1491/2009.
A educação pública municipal de Limoeiro sempre enfrentou dificuldades, pois os gestores abusaram das verbas do FUNDEF e FUNDEB nas ultimas duas décadas, reduzindo o poder aquisitivo dos professores e o baixo nível de aprendizagem da maioria dos nossos estudantes.
Vamos acabar com os apadrinhamentos políticos e valorizar mais quem trabalha diretamente nas escolas, supervisoras e coordenadoras lotadas na SEMEB que não atua diretamente nas escolas
Comprovamos que os recursos federais que o município recebe são suficientes para aumentar os salários dos professores, porém as contratações desnecessárias feitas irregularmente aumentando a folha de pagamento dos 60% e tanto da parte da folha dos recursos dos 40% destinadas a melhoria das escolas.
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Sessão do Cine Paz- Milagres em juazeiro
Horário: 20 agosto 2010 de 18:30 a 21:00
Local: Sede da Associação
Organizado por: Nacélio Alves
Descrição do evento:
Milagre em Juazeiro é um filme gravado em 1999 pelo diretor brasileiro Wolney Oliveira, inspirado no livro Milagre em Joaseiro, escrito pelo norte americano Ralph Della Cava, sobre um fenômeno ocorrido na cidade cearense de Juazeiro do Norte, onde a hóstia virou sangue quando Padre Cícero deu a comunhão a beata Maria de Araújo. Durante a missa, Padre Cícero preside a cerimônia de comunhão. Ao dar a comunhão a Maria de Araújo, a hóstia se transforma em sangue na boca da beata. Além de reconstituir o fenômeno, o filme documenta as romarias realizadas em Juazeiro e apresenta depoimentos de religiosos e pesquisadores sobre o acontecimento.
Classificação LIVRE
Convite
O Sindicato dos trabalhadores no Serviço Público Municipal juntamente com o Conselho do FUNDEB convidam todos os profissionais na área de educação do município de Limoeiro do Norte para um encontro no dia 19(quinta-feira) de agosto de 2010 às 17:30 horas na sede do referido sindicato na Rua Cônego Climério Chaves, 2367-Centro. Para tratar sobre a folha de pagamento da educação referente ao mês de julho do corrente ano e dá outros encaminhamentos.
Nevildo Bessa-Presidente do FUNDEB, Luzanira Gadelha- Diretora do SINTSEM e Carlos Ferreira-Diretor de Formação Política e Sindical.
quinta-feira, 22 de julho de 2010
Deus e o diabo na terra do sol.
Um dos grandes marcos do Cinema novo, o segundo longamentragem do cineasta glauber Rocha se apodera da linguagem do cordel para mergulhar no Nordeste do cangaço, do fanatismo religioso, da miséria e do poder crueldos coronéis. O resultado é uma obra-prima barroca, atravessada por lirismo cortante e grandeza épica, que explora a árida paisagem da região com rara força dramática e simbólica. o uso da música de Heitor Villá-Lobos contribui para fazer de Deus e o diabo na terra do sol um clássico imprescindível.
Não recomendado para Menores de 14 anos.
No dia 23/07/2010
Sexta-feira às 19:00Hs
Na sede da Ass. Projeto Paz e União.
Ser Criança/Adolescente passa rápido. Mas não é apenas isso. è uma fase de formação física e inlelectual, que pode ser comprometida caso não siga seu curso natural! Será que as políticas públicas têm dado conta de garantir a todas as Crianças/Adolescentes os mesmo direitos?
( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei.
quarta-feira, 30 de junho de 2010
A gente pensa que vive num lugar onde se fala o que pensa, mas eu não conheço esse lugar. A gente pensa que é livre pra falar tudo que pensa mas a gente sempre pensa um pouco antes de falar! Pensa! O pensamento tem poder. Mas não adianta só pensar. Você também tem que dizer! Diz! Por que as palavras têm poder. Mas não adianta só falar. Você também tem que fazer! Porque você só vai saber se o final vai ser feliz depois que tudo acontecer. Gabriel Pensador.
quinta-feira, 13 de maio de 2010
informação que chega ao nosso Jornalzinho é que o Poder Publico tirou os profissionais que atendiam no consultório odontologico do Centro Social. Vamos fazer alguns questionamentos? Porque em épocas passadas esse consultório era tão importante? E agora não é? Porque os politicos votados aqui, não defenderam a permanência desses profissionais? ( ) Será porque eles tem dinheiro para pagar um tratamento particular? ( ) Ou por que não podem falar? ( )Será que a “Cidade Alta” não tem necessidade de outra equipe?
( ) Interesses escusos?
“Quando um pequeno grão é jogado na areia e cultivado com amor e carinho, ele cresce e se torna árvore, ramifica seus galhos e gera belas flores, de modo que os pássaros vem aninhar-se em seus ramos”. José Maria, lider comunitário assassinado no dia 21/04/2010 na chapada do apodi.“O nosso jornalzinho aborda apenas questões da nossa querida “Cidade Alta”, e abrimos essa exceção porque: Trata-se de um amigo, companheiro de luta e cidadão com que conversavamos sempre sobre questões ambientais. Uma coisa só mais: Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós”. Nevildo Bessa.
Que a “Cidade Alta” precisa de uma outra equipe de PSF todo mundo já sabe! Pois uma só equipe não é suficiênte para atender a demanda. A gente até sabia que para cunseguir uma ficha era necessário passar a noite na calçada do posto, mais que tem gente que precisa pagar entre 15,00 e 25,00, pouca gente sabia!Por que ficamos parados e aceitamos a explicação dada pelo poder público que a saúde está ruim em todo Brasil! Então porque pagamos tão caro para pessoas resolverem o problema na área da Saúde? Cuidado! Agora eles vão prometer resolver tudo!
Os homens se tornarão egoístas, gananciosos, cheios de si, orgulhosos, injuriadores de Deus, desobedientes aos pais, ingratos e maus. Não terão mais afeição, nem espírito de união... Mais amigos dos prazeres do que de Deus. Algumas pessoas dizem que a Bíblia não é confiável, por outro lado, o que Jesus Cristo disse em oração a Deus: “A tua palavra é a verdade”. E a própria Bíblia afirma ser inspirada por Deus. João17: 17; 2 Timóteo 3;16. O que você pensa a respeito? Você lê a Bíblia e discute em família independentemente de qual religião você pertence? Ou você fica procurando evidência de que a Bíblia não é confiável, que ela se contradiz e é incoerente? Você só tem a ganhar com o conhecimento!
Peço-te senhor por minha mãe e todas as mães da nossa querida “Cidade Alta”, sinal concreto e visível de teu amor entre nós. Multiplicai os seus dias em nosso meio! Acompanha-a em todo riso e em toda lágrima, todo trabalho e toda prece, todo dia e toda noite! Todo dia é dia das mães, e o nosso Jornalzinho gostaria de dedicar essa edição a todas as mães da nossa comunidade.
terça-feira, 6 de abril de 2010
segunda-feira, 22 de março de 2010
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Eleições se ganha não com idéias, argumentos e propostas? Ou com dinheiro e propaganda?
O chamado voto consciente não é o suficiente para eleger ninguém, o que decide as eleições é o voto comprado. No capitalismo o voto é valor de troca e não valor de uso, o povo sabe disso. Sem pirão não há eleição. Aí está o candidato (Eleições se aproximam). ah é? Quanto você vai me dar em troco do meu voto? É por isso que entre outros motivos o capitalismo é contra a democracia. A regra geral é a seguinte: quem tem dinheiro se elege e o pobre não tem nada, a não ser o voto para vender, que nem um trabalhador que só tem sua força de trabalho para ser vendida em troca de um salário. Tratando-se de uma população miserável, a hora do voto é a oportunidade de se descolar um troco, nada mais natural do que vender o voto por uma camiseta, uma cerveja ou um prato de feijão. Diante disso, dirão: Então não adianta votar? E nós afirmamos: só votar não adianta mesmo! O voto é importante por que através dele manifestamos a nossa opinião politica. Portanto, VOTE! Mas também organize-se e lute. O novo tem que ser construído por quem o deseja. Nevildo Bessa
Nosso “Jornalzinho” foi solicitado por moradores da Rua Adolfo Casimiro com a Rua Hipólito Nepomuceno de Andrade para denunciar o que eles acham que é uma irregularidade, trata-se da construção de uma casa no meio do cruzamento das duas ruas. Os moradores questionam por que tem gente ligada ao poder público municipal dando terreno sem passar pela autorização da câmara municipal. “É um absurdo a construção de uma casa no meio do beco e por que não dar outro terreno em outro lugar”. Afirmam os moradores. O nosso “jornalzinho” questiona: “Quais os critérios que estão sendo usados para a seleção das pessoas beneficiadas com esses terrenos”? Esquisito não é?
Depois de inúmeros acidentes no trânsito, alguns com vítimas fatais e vários pedidos de redutores de velocidades pela comunidade enfim a “Cidade Alta”, foi contemplada com um FOTO SENSOR, que de uma certa forma busca a solução para a redução dos acidentes nesta via. Nosso “Jornalzinho” acompanhou de perto, a organização do baixo assinado, o encaminhamento aos órgãos competentes e pôde perceber que a população organizada e unida tem uma força inexplicável, capaz de chamar a atenção dos políticos para o atendimento das políticas públicas verdadeiramente necessárias.
“... parabéns aos moradores da “Cidade Alta”, pela organização do baixo assinado de requisição dos redutores de velocidade, mostrando que quando a população está organizada é capaz de conquistar seus objetivos. Parabéns pela forma de como foi conduzido... É bom lembrar que a população não esperou por nenhum político ela foi à luta e conquistou seu objetivo, por que se fosse esperar por eles ia demorar muito, pois parece que falta vontade nos políticos para alguns encaminhamentos... É triste.” Luiz Lopes – Rádio Educadora. O nosso “Jornalzinho” Abrindo Caminhos compreende que a segurança no trânsito é importante por que salva vidas e é necessário observar e avaliar a importância real de uma pessoa, para isso devemos pensar nos efeitos que sua morte produziria.
Viver do que os outros descartam tem sido a rotina de algumas pessoas na nossa querida “Cidade Alta” que fazem da coleta de materiais recicláeis a fonte do próprio sustento e de seus familiares. Retirar o ganha pão do que é jogado fora nada tem de humilhante e pode trazer dignidade para essa gente dependendo da forma como o poder publico encaminha essas questões (políticas públicas), é preciso empenho do poder público de Limoeiro que é o responsável direto pela destinação dos resíduos produzidos pela sociedade assegurar a infra-estrutura básica para a criação de cooperativas de reciclagem e criar unidades de triagem é elemento decisivo para que esse trabalho deixe de ser penoso e adquira o status de uma profissão como uma outra qualquer! “Eu reciclo o lixo que você produz, peço mais respeito pois sou mais um agente na preservação do meio ambiente” Geraldo Aquino.
“Há pouca gente capaz de transformar o lixo em dinheiro, mas há infelizmente muita, que com o muito dinheiro que tem, só consegue fazer porcaria”.
Abrindo Caminhos
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
Você já parou para pensar por que a tarifa da água cobrada pelo SAAE está sempre aumentando sem nenhuma explicação aceitável? Será que a direção do Sistema Autônomo de Água e Esgoto de Limoeiro do Norte, implantou uma administração nos moldes de uma empresa privada capitalista qualquer? Onde se passou privilegiar acima de tudo o lucro a qualquer preço e de qualquer forma? Você tem percebido alguém acompanhando esse aumento das tarifas? Por que agente fica sem explicação? Será falta de compromisso da classe política ou é por que estamos ajudando a uma situação da qual discordamos? É começo de mês, quem vai pagar a conta?
Gostaria de indicar o livro: A Cidade do Sol. Esta obra do autor Khaled Hosseini, é um livro que descreve com riqueza de detalhes os sentimentos e sensações de seus personagens é uma história fantástica que mostra o valor de certos sacrifícios que derramaram sangue e custaram vidas, esse livro é surpreendente e emocionante, faz você viajar pelo mundo e pelas emoções em poucos segundos. Edson Lima.
Uma senhora muito pobre telefonou para um programa de radio cristão pedindo ajuda. Um bruxo do mal que ouviu o programa resolveu lhe pregar uma peça. Conseguiu seu endereço, chamou sua secrertária e ordenou que fizesse uma grande compra de alimentos e a levassem para a mulher, com a seguinte orientação: quando ela perguntar quem mandou respondam que foi o “diabo” ! ao chegarem na casa, a mulher os recebeu com alegria e foi logo guardando os alimentos. Um dos secretários do bruxo, conforme a orientação recebida, perguntou: A senhora quer saber quem lhe enviou essas coisas? a mulher, na simplicidade da fé, respondeu: Não, meu filho. Não é preciso. Quando Deus manda, até o diabo obedece.
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
“Eu gostaria de agradecer a Escola Professora Maria Elvanisa Moura Freitas Silva, pela valorização dos nossos filhos e ao mesmo tempo agradecer aos professores, funcionários e a direção da escola, pelo presente de final de ano a nossos filhos, com uma excursão a Fortaleza para conhecer o Dragão do Mar, Ponte Metálica e o Teatro José de Alencar. Muito obrigado, e sei que muitos pais também gostariam de agradecer”. Lucileide da Silva, mãe de Cleiciane da Silva e Leiciane da Silva. Lembre-se: A beleza está nos olhos do observador. Abrindo Caminhos.
O Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação-Conselho do FUNDEB (Que não é remunerado) tem sua composição feita por representantes da seguinte maneira: um representante da secretaria de educação, um professor, um diretor, um servidor, dois pais, dois estudantes, um Conselheiro Municipal de Educação e um Conselheiro Tutelar. “Estamos de parabéns pela representação na pessoa do Presidente do referido Conselho, Nevildo Bessa, e vale salientar que pela primeira vez na história da educação de Limoeiro o Conselho é representado por um pai. Esperamos fazer o nosso trabalho e para que possamos realmente nos tornarmos fiscalizadores, precisa da ajuda de cada servidor publico municipal da Educação”. Prof. José Aristides. Lei Nº 1.350 de Junho de 2007.
Queremos transparência nas medidas tomadas pelo Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação-Conselho do FUNDEB, que o mesmo acate e apure as denúncias referentes à educação, em prol da qualidade do ensino público. O SINTSEM ressalta a importância da fiscalização dos recursos do fundo de manutenção do ensino, tanto da folha dos 60% quanto da folha dos 40%. Reginaldo Ferreira de Araújo – Presidente.
“Quando pensávamos que as carroças estavam em decadência, elas surgem com um meio de transportar a carnes de animais abatidos na ‘moita’ para o Mercado Público da “Cidade Alta”. Será um atraso nas políticas públicas ou é um avanço das carroças?” Esquisito não? Você já ouviu algum Vereador ou qualquer outro político votado aqui na “Cidade Alta” questionar o procedimento do abate desses animais e o transporte das carnes? Será porque ‘eles’ se quer andam nas ruas da nossa querida “Cidade Alta”? Ou será porque a carne que ‘eles’ consomem é de outras cidades, aonde os animais que são abatidos têm o acompanhamento de profissionais da área?
Sim! Há mais ou menos dez meses donos de supermercado se mercadinhos formaram uma associação dos comerciantes, a REDE VALE, que vão da união para trazer melhorias, até a qualidade do atendimento e aos preços com maior competitividade. Nosso “Jornalzinho” tem o prazer de informar aos moradores, que o senhor Carlos Silva Matias é o único comerciante que participa da REDE VALE da nossa querida “Cidade Alta”. “Agente quer unir forças para poder chegar até o fornecedor e barganhar preços melhores e repassar aos nossos clientes, além de melhorar a qualidade dos serviços, copreendemos que com preços melhores, a qualidade de vida melhora”. Afirma Carlos Silva.
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
No ano novo que se aproxima desejamos que a Paz e a Harmonia encontre moradia em sua família. Que a Esperança seja a companheira de todos os dias e que a amizade prevaleça acima das coisas materias. Em momento tão especial, renovamos o compromisso de defender( O nosso “Jornalzinho”) os interesses coletivos e de lutar para que os moradores da “Cidade Alta” possam ter a alegria de dias melhores. Queremos que em 2010 possamos exercitar mais o respeito, a generosidade, o dialogo e a fraternidade. Afinal, todos nós (‘Cidade Alta’) formamos uma grande familia. Nevildo Bessa, Gilmara, Vanessa Bessa e Marx Bessa.
A poesia sendo lida de cima para baixo é uma forma e de baixo para cima é uma declaração de amor.
“ Não te amo mais.
Esterei a mente se disse
Que ainda te quero como sempre quis.
Tenho certeza
Que nada foi em vão.
Sinto dentro de mim
Que já não significa nada.
Não poderia dizer jamias
Que alimento um grande amor.
Sinto cada vez mais
Que já te esqueci!
E jamais usarei a frase
Amo-te!
Sinto, mas tenho que
Dizer a verdade:
É tarde de mais”. De Clarece Lispector. Amorim.
Professores e funcionarios da Escola Maria Aridina, realizou uma “Feirinha de Usados” para na pracinha da “Cidade Alta”, para comprar os presentes de final de ano dos seus alunos. “ A nossa festinha foi ótima, teve bolo, refrigerante e até brinquedos”. Relata uma Criança da escola super alegre. É bom lembrar que nas outras escolas também houveram festinha. “Seria uma boa, se agente ficasse semple nesse clima de harmonia”. A mãe de um aluno.
Você sabe o que significa CAN? Você sabia que a lagoa de Paulo do Monte foi construida pela a CAN? E porque a lagoa não é transformada em uma area de presevação ambientel?
CAN- Comissão de Abastecimento do Nordeste. Os Nordestinos trabalhavam em estradas, construções de açudes e outros, e eram pagos por seu trabalho com cestas básicas. A lagoa é nossa? Lembra uma morador .
Para a maioria dos “Politicos”, o que parece bobagem, para muitas pessoas que moram na “Cidade Alta” pode fazer a diferença.
Dona Francisca, 71, tem 10 filho, e era casada com seu Raimundo Machado, que moreu ao atravessar a pista. “ Se houvessem redutores de velocidade na pista, talvez o meu esposo estevesse aqui conosco”. A comentarios nas ruas que o carro que atropelou o seu Raimundo, vinha em alta velocidade, e não deu para evitar o acidente. “ Seu Raimundo era um exemplo de pai, amigo e cidadão”, afirmam alguns amigos.
José Iran de Oliveir, 38, com 5 filhos, sofre um acidente no dia 14/11, e quebrou a perna e está passando por serias dificuldades, pois trabalhava com pintor e agora tem que se recuperar. Dedé pintor para uns e Dedé de Seu Joaquim para outros como conhecido, reconhece que se na CE-265, tivesse redutores de velocidade, muito acidentes gravis, poderia ser evitados. “ Gostaria de pedir aos condutores de veiculos que transitam nessa pista, que tenham cuidado com as pessoas que andam de bicicleta ou a pé, pois precisamos ter cuidado com a nossa vida e a vida dos outros. Feliz Natal e tudo de bom aos meus amigos e clientes(os das minhas pinturas) Dede pintor”.
“Fale com o seu Vereador ou qualquer outro Politico para encaminhar requerimentos em relação aos redutores de velocidade, você pode tar salvando um vida. Tudo é uma questão de ação.” Nevildo Bessa.
Nossa “Cidade Alta”(Limoeiro) é uma cidade que fica a 197 km da Capital. Limoerenses que pegam no pesado, trabalham muito, mas onde paga muito caro para morar nesta belissima cidade. Comv]bustivel, aluguel, alimentos, verduras e legumes, carne, estudos. Porém os moradores daqui não ganham a altura desses preços altissimos. Os orgãos regulametares, que deveriam freiar esses abusos, ou não estão a par ou fazem vista grossa. Os impostos que pagamos que por sinal não são poucos, já seriam suficientemente para estarmos indginados. Esperamos dos Gorvernantes mais ação, a muito que fazer, estamos muito longe de uma realidade justa, de acordo com a luta desse povo que tanto trabalha e nunca desiste. Somos uma nação forte e bela. Merecemos politicos competentes e serios.Talves falte patriotismo. Moradores da nossa querida “Cidade Alta”, esse é um desabafo de um cidadão que ama essa Cidade, e quer ver essa região promissora e rica. Seguimos em frente sem nunca desistir. Um feliz Natal e um prospero ano novo. Carlos Germano.
Este foi um ano de alegrias, tristezas, realizações. Mas o mais importante é refletirmos os acontecimentos, e chegamos a conclusão que tivemos um saldo de crescimento e aprendizado. Agredecemos a todos e a todas que de forma dereta ou indiretamente contribuiram para o nosso “Jornalzinho” Abrindo Caminhos. Quero agradecer a cooperação, a confiança, a didicação para com o nosso “Jornalzinho”. Desejo que este natal seja o inicio da construção de um novo caminho de amor, alegria e de esperança. Feliz Natal e ano novo. Um forte abraço. Nevildo Bessa.