quinta-feira, 30 de julho de 2009


É preciso amar
as pessoas como
se não houvesse amanhã!


Estão abertas as inscrições para eucaristia no centro de pastoral, localizado na Rua José Nunes Guerreiro Sobrinho, das 8h00minh as 12:00h, de segunda a sexta-feira. E necessário para as inscrições: Um foto ¾ e Xerox da certidão de nascimento. Há você sabia que o nosso Centro Pastoral tem como objetivo; utilizar o espaço para os encontros de pessoas como, Catequese, reuniões e eventos realizados pela nossa igreja do Divino Espírito Santo. O nosso Centro Pastoral tem três salas, e ainda não está concluído, e precisa do apoio de todos nos.


Saia de sua zona de segurança. O nosso medo da violência, aliado ao turbilhão de atividade que tentamos equilibrar no dia-a-dia, criaram em nós um “cordão de isolamento” que nos afasta de contatos reais com as pessoas. Nevildo Bessa.
Por quê?
O homem com sua sabedoria ergueu pirâmides, levantou vôo, “pisou na lua”. Com a tecnologia criou os transportes e as comunicações, capazes de superar o tempo e o espaço. Através da ciência, descobriu e inventou antídotos para adiar a morte. Por quê os homens (Políticos) de nosso município não são capazes de resolver o problema da Saúde de nosso Bairro. Não se pode definir a saúde apenas como insuficiência no atendimento dos que procuram o posto de saúde. A saúde também não pode ser tratada com isenção das condições
básicas que um individuo necessita para viver decentemente. Questões para serem debatidas em nosso Bairro. Se existe Cidades com a população menor que a Cidade Alta (Bairro Antonio Holanda e Bom Jesus do Cruzeiro), e são vários médicos atendendo, por que a nossa ‘Cidade Alta’ com aproximadamente 7 (sete) mil habitantes tem tanto problema no atendimento? Quais as conseqüências sociais do nosso povo sem as condições mínimas de saúde? Você cidadão comum de nosso Bairro, que nunca ‘foi a lua’, poderia resolver o problema da saúde se tivesse o poder?


A Caminho da Cultura


O que é a Conjugação Milenar?
Conjugação é junção, ligação. Milenar, de muitos anos. É um conjunto de palavras, frases ditas por nossos sábios antepassados. Uma ligação de pensamentos dispostos a compreender e desvendar os mistérios do existir. Lições repassadas através de músicas e poesias. O Grupo: Sempre dividindo o mesmo violão por ocasiões, muitas vezes, inusitadas. As conversas que sempre duravam horas nos instigavam ao universo da música. Mitos, lendas, magias, ditos e culturas são temas que levam o nosso ser curioso pensar e viajar a um novo universo. Desconhecido talves, inexplorado, não! A poesia de Damião (Bião) nos mostra como o ser humano é belo, mas ainda ingênuo. “Feche os olhos, escute, sinta o que há ao seu redor. Desfrute da natureza, esqueça as preocupações mesquinhas do dia-a-dia, ore” esta é a proposta do poeta. Tal proposta nos fez abraçar o projeto ‘Conjugação Milenar.O grupo vem se reunindo a quase dois anos, e não tem como definir o que é o Conjugação Milenar, você tem que ouvir e se entregar a música, reafirma Damião Ferreira(Bião).

O retrato da injustiça


A quem incomoda a luta contra o trabalho infantil? Incomoda aos que se incomodam com a luta contra o trabalho escravo. O combate ao trabalho infantil incomoda a quem lucra com o trabalho infantil, a quem lucra com o trabalho escravo. A quem incomoda a dignidade, aquém incomoda a beleza, a resistência, a honestidade, a capacidade de organização do pobre; a quem incomoda a imagem bonita dos menos favorecidos?A quem incomoda a denúncia das injustiças da pobreza? Incomoda aos ricos e incomoda a uma parcela da classe média. Pra existir um rico, quantos pobres têm que existir?

quinta-feira, 16 de julho de 2009


O Abrindo Caminho
traz uma luz
para uma discussão
aqui levantada.





Após vários apelos, reivindicações, ao poder público, através do nosso Informativo, o Poder executivo encaminhou mensagem Nº 19/2009, a câmara municipal solicitando a autorização para a doação de um terreno a empresa RECIVALE, que fica no Cruzamento das Ruas Maria José Chaves de Almeida com a Rua João Conrado Guimarães, a empresa exploradora da atividade Reciclagem, o terreno urbano encravado em nosso Bairro, tem uma área total de 15.000 m². Projeto de Lei 031/09


Você sabe que a gente precisa entrar em contatos.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação–FNDE. Prezado Nevildo Bessa, em atenção ao seu e-mail, informamos que foi encaminhado ao setor responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escola, para conhecimento e tomada de providências cabíveis. Diante do exposto, ressaltamos a importância da participação da sociedade, com vistas a aumentar o nível de eficácia das ações públicas. Atenciosamente,
ouvidoria@fnde.gov.br.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Caro Nevildo Bessa, agradecemos a sua importante mensagem e a sua denúncia sobre a falta de merenda escolar no Bairro Antônio Holanda-Cidade Alta. A propósito, uma pergunta: existe em Limoeiro do Norte Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente? Se não existe, aqui vai uma sugestão: a sociedade civil organizada pode se mobilizar para propor a formação de uma Frente Parlamentar dedicada a esse tema. Atenciosamente, Patrícia Andrade, Assessora da Senadora Patrícia Saboya.

A Caminho da Cultura




Um livro
Che é um dos revolucionários mais conhecidos e admirados do mundo. Há mais de 40 anos de sua morte, e 80 anos de seu nascimento, seu compromisso com a história permanece um símbolo de rebelião, esperança e justiça. O livro Ernesto Guevara, também conhecido como Che, é uma biografia minuciosa e detalhada, que revela na sua plenitude um homem sempre pronto para a luta. Autor: Paco Ignacio Taibo II. Indicação- Nevildo Bessa.
Ser economicamente solidário faz toda a diferença .

Associação Projeto Paz e União têm a honra de convidá-lo a participar da VI Feira de Sócio Economia Solidária, que acontecerá nos dias 31 de Julho e 01 de Agosto de 2009, com abertura marcada para as 19:00hs do dia 31/07/2009(somente a noite ), na Sede da Associação Projeto Paz e União, ao lado do Posto de Saúde, no Bairro Antonio Holanda (Cidade Alta). Durante a Feira teremos comercialização dos produtos dos artesões, praça de alimentação, desfile de produtos do Grupo União Artesanal e apresentações culturais, com a Apresentação da CIA de dança Maria Fumaça, estreando o espetáculo “Morte e vida Severina” e grupos artísticos da comunidade. Seja você também um incentivador desse movimento. É outra economia acontecendo aqui. Você é convidado a participar desse movimento.

Encarem as Crianças com mais seriedade, pois na escola é onde formamos nossa personalidade, vocês tratam a educação como um negócio, onde a ganância, a exploração e a indiferença são os sócios, quem devia lucrar só é prejudicado, assim vocês vão criar uma geração de revoltados.


Assim quase tudo que aprendi, amanhã já esqueci. O que é corrupção? Pra que serve um deputado? Não me diga que dinheiro e peia só não resolvem quando é pouco.


Clamor


Não me tirem o sorriso; eu quero sorrir; não me tirem a compreensão; eu quero compreender; não me tirem a solidariedade; eu posso ajudar; não me tirem o amor; eu quero , devo, preciso amar; não me tirem o sonho, o ideal; eu quero tê-los; não me tirem, por favor, a esperança; eu preciso; eu necessito dela para sobreviver; não me tirem a crença na vida; descrer na vida é descrer no amor de Deus. Maria Valdete de Oliveira Cunha.

A caminho do esporte.



Venho abrir esse espaço para falar um pouco sobre o esporte em nossa comunidade.
É lamentável ver como um bairro que é o maior do município também é o mais desorganizado em termos esportivos. Diferentemente de anos atrás em que aconteciam as famosas colônias de férias, onde durante o mês julho acontecia a disputa de várias modalidades esportivas, na qual os jovens viviam a empolgação dessa competição, como também já se preparavam para as olimpíadas comunitárias. Hoje não existe nada além de “rachas”, numa sucateada quadra esportiva e improvisos na hora de levar alguma equipe para a disputa de alguma evento esportivo fora do bairro. No que diz respeito ao Futebol de Campo o cenário é muito pior, nosso bairro chegou a ter três (3) times de futebol formados basicamente por jogadores da comunidade, contudo nos últimos anos vimos o único time que resistiu disputar campeonatos com 95% do elenco formado por pessoas que não são do bairro e hoje estamos prestes ao inicio do campeonato Limoeirense e enfrentamos sérias dificuldades para formar um time só com jogadores da Cidade Alta, o descaso com o futebol está tão grande que o único campo de futebol que existe no bairro encontra-se em total estado de abandono servindo somente de pasto para alguns animais.O único movimento esportivo organizado que temos é a escolhinha do CICI, que apesar de não ter nenhum apoio publico ou privado tenta na medida do possível não deixar o futebol acabar em nosso bairro.Espero que os jovens entendam que a pratica desportiva organizada poderá auxiliar não apenas na apresentação e execução técnica do esporte, mas também é essencial para uma
melhor qualidade de vida, pois auxiliam na formação de conceitos básicos de cidadania, nos aspectos afetivos, sociais e culturais.Francisco Edson Chaves Lima

quinta-feira, 2 de julho de 2009






Criança brincando com pipa causa lesão corporal em outra Criança em nosso Bairro. Uma Criança foi atingida por linha de uma pipa, e segundo sua mãe, o caso foi registrado em um órgão de defesa dos direitos da Criança e do Adolescente. A mãe pediu providências para que outras pessoas (principalmente Crianças, Adolescentes e idosos) não venham a ser vitimas desse tipo de “brincadeira”.


Hoje é um dia muito especial para mim, estamos na décima edição do nosso Informativo Abrindo Caminhos, chegamos a mais de 2.000 (Dois Mil) exemplares, distribuídos gratuitamente quinzenalmente em nossos Bairros Antônio Holanda e Bom Jesus do Cruzeiro-Cidade Alta. Quero agradecer aos colaboradores, que nos ajudam a informar o que está acontecendo no nosso Bairro-Cidade. Ao mesmo tempo agradecer aos colaboradores que direto ou indiretamente contribui para a multiplicação dos exemplares. No entanto quero agradecer ainda as mensagens de carinho que recebo dos amigos, a maioria são pessoas que conheço, outras me conhecem através do Informativo Abrindo Caminhos. Parece que nesta relação de amizade, se desenvolvem sentimentos que falam diretamente da alma, ao coração. É uma convivência que nos faz crescer intelectualmente e sentimentos afloram e passamos a formar uma bela família. Agradeço a todos do fundo do meu coração, todas as lindas, carinhosas e emocionantes mensagens de apoio e parabéns pelo Abrindo Caminhos. Pelo desejo que cada um expressa que aconteça tudo de bom na minha vida como: de saúde, de paz, de alegria, de prosperidade, e principalmente de felicidade. Desejo muita Luz e paz para todos! Um forte abraço, um beijo no coração. Carinhosamente muito obrigado! Nevildo Bessa.

“O Poder está com vocês”
Abrindo Caminhos

O que será ser um adolescente, um jovem? Com o processo educativo e cultural existente em nosso bairro, estas duas fases estão sendo engolidas pelo nosso sistema governamental que não direciona o estudo e a prática de arte cultural. No nosso bairro o descaso é efetivo e existente à muito tempo, levando as nossas crianças, os nossos jovens , ou seja o nosso futuro ao mundo do “Povo sem Cultura”. E isso deixa claro, que um povo sem cultura, não tem condições de definir metas de vida social. Danilo Andrade.


Quem escreve para o Abrindo Caminhos é Manassés. Eu gostaria de saber sobre as casas que o Prefeito prometeu para quem mora no Bairro Antônio Holanda. O Nome da minha mãe está na relação das pessoas que poderiam ser beneficiadas. As casas ainda não começaram a ser construídas. Manassés.


Olá amigo Nevildo, sou de Limoeiro do Norte mais trabalho em São João do Jaguaribe e gostaria de relatar meu desabafo. O abrigo que serve de referência para quem chega e sai em nossa Cidade, será que o prefeito vai deixar o abrigo cair em cima de um passageiro? Pois quando chove molha as pessoas que ali estão e trabalham, ou melhor, dos passageiros que chegam a toda hora para viajar ou para desembarcar. Sem saber ou sabendo que o triângulo é um cartão postal de Limoeiro do Norte, eu não acho, eu tenho certeza. É por isso que gente que nem eu transfere o titulo de eleitor pra outra cidade, mesmo que se decepcione. Também na política decepção só é o que a gente tem. Sou vigilante em São João do Jaguaribe e moro no triângulo de Limoeiro do Norte. Um forte abraço. Roberto Carlos Maia



Uma queda para o alto!
Há homens?
Há ímpios no meio do meu povo. Homens que ficam á espreita como num esconderijo de caçadores de pássaros; preparam armadilhas para capturar gente. Suas casas estão cheias de engano, como gaiolas cheias de pássaros. E assim eles se tornaram poderosos e ricos, estão gordos e bem alimentados. Não há limites para suas obras más. Não se empenham pela causa do órfão, nem defendem os direitos dos pobres. Não devo eu castigá-los? Pergunta o Senhor. Não devo eu vingar-me de uma nação como essa? (Jr.5.26-29).
O que?

Acomodação e assistencialismo fazem com que a gente feche os olhos para coisas maiores. As injustiças sociais
O que nos inibe?

O que nos inibe e nos impede de lutar pelos direitos da coletividade? O que impede é a indiferença a tudo o que acontece. É como se o problema estivesse tão distante ao ponto de não sermos atingidos por ele. Acabamos nos acomodando em nossas vidas, preocupados com as nossas “coisas”, e, consequentemente, ficamos indiferentes ao sofrimento do outro. O que falta em nossos corações é compaixão para defender os direitos da coletividade, o que com certeza, resultaria numa atitude influente na sociedade.
Merenda escolar?

Por que falta merenda escolar se existe dinheiro no ministério da educação?
Segundo informações de professores e alunos do nosso Bairro, não há merenda nas escolas da rede Municipal de Ensino. Através de informações obtidas junto aos pais: Crianças e pré-adolescentes do setor “R”, Canto Grande de Cima e Canto Grande de Baixo saem de casa às seis horas da manhã pra pegar o ônibus, chegam na escola as sete,(em nosso Bairro) e só retornam ao meio dia para suas residências, e muitas vezes as Crianças saem de casa com apenas alguns biscoito(quando tem), pois em virtude das enchentes os pais perderam todas as suas plantações.(relata uma mãe, que perdeu tudo nas enchentes, e está passando por serias dificuldades, com outras famílias no setor “R”). É difícil até de comentar, não da para acreditar, o Município não disponibilizar merenda nas escolas! Sou testemunha e vejo muitas Crianças principalmente da zona rural, sem motivação para estudar. Todos nós sabemos que um aluno com uma alimentação adequada influencia muito para o seu aprendizado. Esperamos que a Secretaria Municipal de Educação tenha o compromisso em reverter esta situação, ate mesmo porque a gente vê muitas propagandas, que tem dinheiro no MEC, e a prioridade é a merenda escolar.