domingo, 29 de janeiro de 2012

1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social


A informação sobre o que faz  o poder público é um direito do cidadão. Em preparação à conferência nacional, aconteceu em Limoeiro a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social e o nosso Jornalzinho Abrindo Caminhos esteve presente.  E teve como objetivo  estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública. Foram  discutidos  quatro eixos temáticos: transparência pública e acesso à informação, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública, atuação dos conselhos de políticas públicas e diretrizes para prevenção e combate à corrupção.
A conferência municipal foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) no dia 26 de janeiro (7h30). Foi uma ótima oportunidade para os cidadãos se capacitarem para melhor acompanhar e intervir na gestão pública de nossa cidade.

sábado, 28 de janeiro de 2012

A utopia, pois sem ela muitos tem se corrompido!

Olá caros leitores, estamos de volta, após algum tempo. Agora quando estava escrevendo essa edição lembrei de uma propaganda que falava: “...quando todos achavam que ele tinha desaparecido, ele voltou...”. Foram varios comentarios acerca desse tempo, a verdade é que quando lutamos por uma causa, e vamos afinco, os dias se tonam pequenos. Mais vamos deixar as explicações pra la, e vamos ao que interessa que são os informes! Há uma coisa só mais: Desejo a todos e a todas muita determinação, clareza e alegria para viver 2012 como se estivéssemos cada vez mais próximo de realizar a nossa utopia de um mundo sem opressão, exploração e violência. Um mundo em paz. A mudança está no ar. Vamos ajudar a construir esse lugar. Feliz 2012. Um forte abraço e boa leitura. Nevildo Bessa

A recompensa está no fazer!

Olá, não sou filiado a nenhum partido político, por isso não sou candidato a nada nas próximas eleições, mais onde estiver se for possível falar para o bem da coletividade, assim o farei. Pois se a sociedade estiver bem, eu também assim estarei, caso contrario eu também passarei pelas mesmas dificuldades. Por entender que a democracia é a sociedade que busca realizar a igualdade e a justiça social. Com base nessa compreensão é que estive com o Senador da Republica Pimentel e o amigo Anchieta, levando a proposta de um debate sobre os direitos humanos, com toda sociedade civil organizada, para debater a violência e suas causas, seja no contesto da violência a mulher, a Criança/Adolescente, ao idoso ou no contesto geral da violência doméstica. Nesse encontro foi tirado como encaminhamento: O Senador Pimentel levara a proposta para a Secretaria Especial dos Direitos humanos da Presidência da República. A semente foi plantada, vamos aguardar os resultados.   

Será que o nosso único erro é acreditar?



Nas últimas chuvas do ano passado, essas senhoras que moram próximo ao Mercado Publico, na Rua Rosa Teresa de Jesus, tiveram suas casas invadidas por águas pluviais, e a causo foi a entupição de um córrego que fica por trás das casas. O Poder Publico foi avisado, que se comprometeu em providenciar o conserto, e até o final dessa edição não apareceu ninguém para fazer o que foi prometido, e se aproxima as chuvas! E agora?                         

Porque apelido pega?

Se você chegar nas proximidades da caixa d’água perguntando quem é  José Bento Neto, não aposto nada pois não sou homem de aposta, mais duvido muito que alguém ligue esse nome ao Senhor que é muito conhecido por Bebê. Por que esse apelido? Ele mesmo responde: “... Por ser o filho mais novo, e meus pais; José Bento Filho e Maria Neponucena, sempre que iam me chamar, falavam meu bebê, as pessoas viam e também passaram a me chamar de bebê...”.

Em um tempo que...



Em um tempo que o Corcel I de quatro portas era um carro de luxo e era usado como taxi.


Quem pensa que é só pescador que tem historias pra contar! Vejam só essa de um taxista: Uma pessoa chegou de São Paulo, fretou um taxi para deixá-lo em uma comunidade vizinha, e pediu para que o taxista fosse um pouco mais rápido. Falam que o carro talvez fosse com uns 30quilometros, quando em uma curva a porta do lado do passageiro se abriu e o homem caiu do carro. O taxista voltou e pediu desculpas. Em uma segunda curva a porta se abriu e o homem caiu novamente. Como já estava perto de casa, o homem decidiu não arriscar mais pois ainda tinha pelo menos três curvas, e resolveu pedir as malas,  para a surpreza do homem, as malas haviam caído e que no porta-malas havia apenas um bujaõ de gás amarrado com um pedaço de liga de câmara de ar. Falam que essa historia é verdadeira e que aconteceu aqui! Será? 

Mudar é um ato de coragem!

“Mudar é um ato de coragem. É a aceitação plena e consciente do desafio. É trabalho árduo para hoje, é trabalho duro para agora, e os frutos só virão amanhã, quem sabe, tão distante.”