segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Conselho Tutelar divulga carta aberta à sociedade limoeirense, buscando fortalecer a instituição

O colegiado de Conselheiros Tutelares de Limoeiro do Norte (CE), representados por João Torres de Moura Filho, Lauro Gardênio Pinheiro, Antônio Nevildo Bessa, Tailde Leine da Silva e Maria do Socorro do Nascimento, recém eleitos para o cargo, chega até vocês com o intuito de levá-los a refletir sobre as Crianças e Adolescentes do nosso município.
Com base no artigo 227 da Constituição Federal e os artigos 4º e 18º do ECA, que ressalta o dever de todos e todas velar pela dignidade desse seres em estado de desenvolvimento, chamamos a atenção de cada cidadão e cidadã para a importância de seu papel social como protetor e promotora da qualidade de vida de todos os meninos e todas as meninas.
O Conselho Tutelar é um ator que se move na direção dos demais atores e equipamentos sociais, vislumbrando uma sociedade que cuida e abraça suas Crianças e Adolescentes. Envolvido na missão que lhes é conferida, o colegiado, alimenta a esperança de que esses artigos das leis possam ser qualificados no dia a dia por cada um em todos os espaços de vivência. Fortalecer a rede de proteção a Crianças e Adolescentes no nosso município, constitui-se elemento fundamental para o rompimento do circulo cultural de violência contra as Crianças e Adolescentes.
Conclamamos a todas as instituições, equipamentos sociais, conselhos, grupos e sociedade civil, para sentirem-se comprometidos para o fortalecimento dessa rede que cada dia mais amplia seus horizontes.
O nosso anseio é encontrarmos na sociedade como um todo, espaços para fortalecermos as ações conjuntas, sobretudo sem preocupação de méritos isolados, mas voltando-se para a causa maior que a vida das Crianças e Adolescentes em toda sua extensão.
Estamos abertos para compormos uma rede de idéias, ações dialogo e participação efetiva, de modo a nos tornarmos capazes de romper com todas as formas de preconceito e violação de direitos. É hora de nos encontrarmos no palco da troca de saberes e encontro com novos aprendizados. Convidamos a você a também tecer um fio nessa rede.
Mais informações:
Conselho Tutelar do Município de Limoeiro do Norte
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­Av. Dom Aureliano Matos, 1292 – Centro
Telefone: (88) 3423.2168

“Só defende a democracia, quem tem a noção do significado da palavra.”

O nosso jornalzinho é feito com muito carinho por pessoas que tem os mesmos objetivos, estimular o censo critico e o hábito à leitura. Qualquer outro pensamento é balela. O nosso Jornalzinho está aberto para todas as pessoas, que por ventura queiram divulgar suas idéias. Entendemos que; O florescimento de idéias, o debate público e o respeito as mais variadas alternativas, são as condições indispensáveis para que continuemos no caminho da construção de um Jornalzinho forte e democrático. Democracia: Soberania popular. Edson Lima e Nevildo Bessa.


“Por que apelido pega?”

Se alguém pedir pra você ir ao comercio de João Benicio de Luna que fica na Rua Antônio Herminio da Silva, comprar um pacote de bolacha sete capa, ‘talvez’ você não saiba aonde fica essa rua e nem tão pouco saberá quem é essa pessoa! Mas se a mesma pessoa pedir pra você fazer a mesma compra no comercio de Dão, você já sabe onde fica. Dão não sabe a origem desse apelido, ele acha que é em virtude do seu problema de dicção. “Eu tenho um problema na ‘fala’, não preciso nem falar, mas as minhas ações são concretas porque vem do Coração”. Dão!


“Vira-Casaca”

O nosso Jornalzinho esta indo a procura dos verdadeiros “Vira-Casaca”. Assis Saldanha se disponibilizou para contar sua versão: “No inicio da década de 80 eu era Flamenguista doente (como se diz na gira futebolística), No dia 08/11/1981, o Flamengo jogava por uma vitoria simples e venceu o Botafogo por 6x0, a comemoração dos flamenguistas foi tamanha, que chequei a achar exagero, como a gozação foi grande com a ‘cara’ dos Botafoguenses decide mudar de time, e hoje o meu time de coração é o Corinthians”.


Denuncie qualquer suspeita ou caso comprovado de violência sexual infanto-juvenil.

A responsabilidade de proteger meninos e meninas contra crimes como o abuso e a exploração sexuais não é apenas do Estado ou da Família, mas de todos nós! Este dever está previsto na constituição Brasileira. As Crianças/Adolescentes precisam do apoio, orientação e proteção de nós adultos.

“Carnaval é pra brincar, formar um bloco não é brincadeira, dá um trabalhão! Brincadeirinha”.

Esse ano tem tudo pra ser diferente no período de carnaval em nossa querida “Cidade Alta”. Já começa a movimentação de formações de blocos, e existe pelo menos quatro, (é a informação que nos chega), Há Muleque, Arroxa e Beija, Turma da Paquera e Bar Cesar (não foi possível adquirir a logomarca, mas já existe a vários anos). As camisetas dos blocos já podem ser encomendadas, e os preços variam entre 15,00R$ e 20,00R$. Os responsáveis pelos blocos estão a todo vapor tentando barganhar junto ao poder publico um carnaval a altura dos moradores da nossa querida “Cidade Alta”. A concentração é que haja carnaval popular na pracinha. E que haja um pré-carnaval em um clube a ser definido e quem fizer parte de algum bloco pague somente a metade do ingresso (entrada). Maiores informações com Veloso e Zé Airton- Há Muleque, Andeson-Arroxa e Beija, Nila Confecções-Turma da Paquera e Cesar bar- em seu bar. Encomende o seu!