Residência ameaça cair!
Abrindo Caminhos, é um informativo dos Bairros Antônio Holanda de Oliveira e Bom Jesus do Cruzeiro-Cidade Alta.
quinta-feira, 30 de abril de 2009
ABRINDO CAMINHOS
A cada edição do informativo, uma árvore é plantada em nosso Bairro. Desta vez uma moda de NIM, foi plantada no final da Rua Rosa Tereza de Jesus.
“Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso.”
JUDAS! DISCÍPULO, AMIGO OU TRAIDOR?
Adolescentes, brincam e desfilam em carroça com um boneco de pano nas ruas de nosso bairro simbolizando Judas Iscariotes, que após ser enforcado é queimado. Mas quem era Judas? Discípulo, Amigo ou Traidor? O caminho da infidelidade foi opção de Judas. Ele teve todas as condições que os demais apóstolos, e viveu debaixo das mesmas influências. Acontece que Judas tinha fraquezas, caráter doentio e resistiu ao tratamento. O Caminho da fidelidade exige a humildade de reconhecer suas deficiências e de aceitar o tratamento. Diferentemente, Pedro que também apresentava suas deficiências, foi tratado mediante o confronte da parte do Senhor e tornou-se uma referência dentro do Cristianismo.
ESCOLA COMEMORA PÁSCOA COM COLEGIAL.
A Escola de Ensino Fundamental Maria Aridina Vidal de Andrade, realizou palestra em comemoração a páscoa, com a irmã Maria José, do nosso Bairro. A irmã fez dramatização sobre o sofrimento de Jesus Cristo, e contou com a participação de alunos e funcionários da escola. Na ocasião foi oferecido as Crianças pão e suco de uva(um lanche), para simbolizar Jesus e seus discípulos no momento em que repartiu o pão e o vinho.
OS AGENTES DA GENTE!
Otavio José, Edilson Marinho e Fabio Martins, são agentes que cuidam da gente. Esses agentes de endemias visitam nossas casas para eliminar possíveis criadouros do mosquito AEDES AEGYPTI, transmissor da dengue. E nós moradores do Bairro juntamente com os agentes de endemias, precisamos intensificar as ações de combate ao mosquito nesse período de chuvas. Os agentes são importantes, porém a participação da população do Bairro é fundamental. Para que as ações de combate ao mosquito da dengue tenham resultado, é fundamental que a população colabore, recebendo o agente e ficando atento a qualquer criadouro do mosquito. Em caso de alguém sentir qualquer sintoma da doença, o agente orienta a se dirigir imediatamente ao posto de saúde para consulta e diagnóstico médico.
LIÇÃO DE VIDA!
Dona Maria Áurea, como é conhecida, viúva de seu Pedro Batista de Oliveira, teve dezenove filhos e apenas dez estão vivos, é avó, bisavó e tataravó. Veio para o Bairro na década de 70, e ajudou na construção do Centro Social, foi professora do MOBRAL, é uma das fundadoras da nossa Igreja do Divino Espírito Santo, e com outras pessoas (que também receberão deste informativo o reconhecimento), formaram o Coração de Jesus em nosso Bairro. Dona Maria Áurea, receba nossas saudações, agradecimentos e reconhecimento, de mulher guerreira e honesta em suas ações, que foram sempre de construir um bairro em harmonia e fé em dias melhores. É bom lembrar que a rua em que mora a Dona Maria Áurea, tem o nome do seu saudoso esposo, Pedro Batista de Oliveira. Pois ao lado de uma grande mulher, esteve sempre (em quanto estava entre nós) um grande homem, exemplo para sua família e todos nós moradores do Bairro.
Qual o papel de uma associação?
Além de ser um espaço comunitário do povo na base, para trabalhar juntos e unidos por melhores condições de vida? Ser uma ferramenta do povo organizado que toma consciência de sua dignidade como ser humano; Lutar e mobilizar os moradores para enfrentar os problemas concretos, que surgem da necessidade do nosso dia-a-dia; Ser um espaço privilegiado que faz crescer a consciência de todos nós, e justa, onde se possa realmente exercer a cidadania e reivindicar junto ao poder público e órgãos competentes, os direitos do povo que paga os impostos. É importante lembrar que ao reivindicar os seus direitos, os moradores do nosso Bairro não estão pedindo nenhum favor. É muito importante a existência das Associações de moradores. Para reunir, convocar e unir as forças e organizar a população? Será que nossas associações estão discutindo as reenvidicações e prioridades de nosso Bairro em assembléias e democraticamente com os moradores?
Quem visita a Rua José Victor de Oliveira, conhecida popularmente por buraco da jia, pode perceber a ausência do Poder Público. Casebres e casas de taipas são construídos sem a mínima condição de higiene. Há várias construções e os moradores afirmam que não recebem a visita de ninguém da Prefeitura a um bom tempo. Qualquer pessoa que visita percebe a ausência das políticas públicas na área de Saúde, “Educação”, Segurança, Moradia, Lazer e Ação Social. Em quanto isso, o buraco vai crescendo, e não sabemos, como e quando vai Parar.
Assinar:
Postagens (Atom)